Irv Gotti, cofundador da Murder Inc. e produtor de grandes nomes do hip-hop, morre aos 54 anos

0
Irv Gotti, cofundador da Murder Inc. e produtor de grandes nomes do hip-hop, morre aos 54 anos
Foto: Príncipe Williams/Getty Images

Irv Gotti, cofundador da gravadora Murder Inc. e produtor musical por trás de alguns dos maiores sucessos do hip-hop e R&B, faleceu aos 54 anos. A Def Jam Recordings, gravadora da qual a Murder Inc. era uma subsidiária, confirmou a morte em uma declaração publicada em suas redes sociais no dia 5 de fevereiro. A nota não detalhou a causa, a data ou o local do falecimento. Segundo o Hollywood Reporter, Gotti enfrentou problemas de saúde nos últimos anos, incluindo derrames e diabetes.

Nascido Irving Domingo Lorenzo Jr. no bairro do Queens, em Nova York, nos Estados Unidos, Gotti iniciou sua carreira como DJ, mixando músicas no porão da casa de sua família e tocando em parques públicos. Sua trajetória profissional ganhou impulso quando ele ingressou na TVT Records, onde descobriu o rapper Ja Rule. Posteriormente, mudou-se para a Def Jam, onde trabalhou com nomes como Jay-Z e DMX.

Notícias Relacionadas


Em 1997, a Def Jam investiu US$ 3 milhões para que Gotti fundasse sua própria gravadora, a Murder Inc., em parceria com seu irmão, Christopher. A gravadora se tornou uma das mais influentes do hip-hop e R&B no início dos anos 2000, lançando artistas como Ja Rule, Ashanti, Fat Joe, Jennifer Lopez e Alicia Keys.

A Murder Inc. foi responsável por hits que dominaram as paradas e as rádios, como as colaborações de Ja Rule e Jennifer Lopez em “I’m Real” e “Ain’t It Funny”, além de “Foolish”, de Ashanti, e “What’s Luv?”, com Fat Joe. “Houve uma época em que você não conseguia ligar o rádio sem ouvir uma música que a Murder Inc. havia produzido”, destacou Charlamagne tha God, personalidade do rádio, na série documental da BET The Murder Inc. Story (2022).

Gotti adotou o sobrenome em homenagem a John “The Dapper Don” Gotti, chefe da família Gambino, buscando uma imagem de credibilidade nas ruas. O nome da gravadora, Murder Inc., foi inspirado em um especial da A&E sobre um sindicato do crime. “Pensei: ‘Vou chamar meus artistas de assassinos, porque eles lançam sucessos’”, explicou ele ao Los Angeles Times.

Em 2003, após uma investigação federal sobre supostas ligações com o tráfico de drogas, os irmãos renomearam a gravadora para The Inc. Eles foram acusados de lavagem de dinheiro para o traficante Kenneth “Supreme” McGriff, mas foram absolvidos em 2005.

O mais novo de oito filhos, Gotti nasceu em 26 de junho de 1970. Seu pai, motorista de táxi, sustentou a família com dificuldade, mas conseguiu enviar cinco dos filhos para a faculdade. “Eu queria que Irv fosse advogado. Ele tinha o dom da fala”, disse sua mãe, Mary, ao New York Post.

Gotti deixa três filhos, Sonny, JJ e Angie, fruto de seu casamento com Debbie, de quem era divorciado. Informações sobre outros familiares sobreviventes não foram divulgadas. Sua morte marca o fim de uma era para a música hip-hop e R&B, deixando um legado de sucessos que continuam a influenciar gerações.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display