Ednalva Moura, mentora e especialista em ESG racial, acaba de assumir a direção executiva do Instituto Social Espaço Negro (GEN), na zona leste de São Paulo, marcando uma nova etapa em sua carreira. Com mais de 30 anos de experiência em educação, diversidade e empoderamento feminino, Nalva deixa a gerência de relacionamento institucional do Pacto de Promoção da Equidade Racial, onde fundou e liderou o coletivo Pacto das Pretas, para se dedicar integralmente à organização que cofundou em sua juventude.
“Construí minha trajetória pessoal e profissional seguindo o meu sonho de transformar a sociedade por meio da educação, do empoderamento de jovens e mulheres, sempre com atenção à diversidade, seja racial ou de gênero. Agora, retorno às origens para fortalecer essa instituição, que está comprometida com a agenda ESG”, explica Nalva.
O GEN, fundado no final da década de 1980, tem como missão promover igualdade racial, equidade de gênero e transformação social. Entre os programas liderados pela organização está o “Tecendo o Amanhã”, que oferece suporte educacional, socioemocional e alimentar a 60 crianças e adolescentes em Sapopemba, na zona leste de São Paulo. Além disso, desde 2022, o GEN administra oito Centros de Referência da Promoção da Igualdade Racial em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Um dos grandes destaques sob a nova gestão é o lançamento de uma solução inovadora fundamentada em tecnologia e inteligência artificial. A ferramenta permitirá monitorar riscos sociais, ambientais e climáticos de empresas e projetos sociais. “Essa tecnologia será determinante para identificar e mitigar impactos negativos, promovendo a sustentabilidade em regiões onde a urgência por soluções é maior”, destaca Nalva.
Com uma trajetória marcada pela defesa da equidade racial, Nalva também liderou o Pacto Transforma, programa de formação de mulheres negras para cargos de liderança, que impactou 31 profissionais em 2024. No GEN, ela pretende ampliar ainda mais o alcance das iniciativas. “Chegou a hora de intensificar as ações sociais e educativas, gerando oportunidades e transformando realidades”, ressalta.
Além do Hub de Impacto Social, o GEN lança novas frentes de atuação, como consultoria antirracista e advocacy para mulheres negras, fortalecendo sua missão de combater desigualdades sociais e econômicas com ações afirmativas e políticas públicas.