Dando sequência ao “Projeto Identidade”, Jorge Aragão lançou a faixa “Identidade Preta” em parceria com Emicida, nesta sexta-feira (6), nas plataformas digitais, acompanhado de um videoclipe no YouTube. A música reafirma o compromisso do sambista em ressignificar o samba, construindo pontes entre gerações e estilos ao unir forças com grandes nomes do rap nacional.
“Identidade Preta” destaca-se como um marco artístico, mesclando o lirismo incisivo de Emicida com a musicalidade inconfundível de Jorge Aragão. A canção celebra o protagonismo da arte negra ao exaltar temas como ancestralidade, memória e o orgulho racial. Com versos impactantes, como “Somos herança da memória / Temos a cor da noite / Filhos de todo açoite”, a música inspira reflexões sobre a construção da identidade e a resistência da população negra no Brasil.
Notícias Relacionadas
Beyoncé é eleita a maior estrela pop do século 21; veja lista completa com artistas negros
Kendrick Lamar anuncia turnê por estádios na América do Norte com SZA após estreia de álbum surpresa
“Prestigiados são aqueles que transformam a arte em luta. Fico feliz pelo que construí na música. Temos a cor da noite, somos filhos de todo açoite, mas seguimos criando novos caminhos, mais fortes e unidos”, reflete Jorge Aragão sobre o projeto, iniciado em 2023. Ele complementa: “O Projeto Identidade revisita nossas raízes, por meio de músicas que carregam histórias, enquanto dialoga com uma nova geração de artistas comprometidos com nossa causa.”
O “Projeto Identidade” já contou com colaborações de peso, como Djonga em “Respeita”, L7nnon em “Cotidiano Pixaim” e Xamã com “Sempre Eu e Você”.
A produção musical ficou a cargo de Keviin, responsável pelo Malibu Studios e vencedor do GRAMMY Latino 2024 na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” pela produção de “Cachimbo da Paz 2”, de Gabriel O Pensador, Xamã e Lulu Santos.
Composto por regravações e músicas inéditas, o projeto reafirma a relevância do samba no diálogo com outros gêneros musicais. Para o Malibu Studios, que já possui um histórico de parcerias com Jorge Aragão, “Identidade Preta” simboliza um encontro especial e celebra a diversidade musical brasileira.
Notícias Recentes
Projeto Paradiso e Empoderadas anunciam residência para roteiristas negras na Espanha
Médico recém-formado é condenado a pagar R$ 550 mil por fraude em cotas raciais na UFAL