A votação para a eleição presidencial nos Estados Unidos, aconteceu nesta terça-feira, 5, e muitos famosos negros, seja da música, do cinema, dos negócios ou do esporte, declararam seu apoio à candidata Kamala Harris ou ao Donald Trump. Diversas personalidades declaram apoio à democrata, que pode se tornar a primeira mulher negra a presidir o país. Em contrapartida, o candidato republicano recebeu menos apoio de celebridades, e os poucos nomes de destaque que o apoiaram são, em sua maioria, homens.
Uma pesquisa divulgada no mês passado pela NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) mostrou que 63% dos eleitores negros preferem Harris, enquanto Trump conta com apenas 13% de apoio. Contudo, novamente observa-se uma disparidade de gênero: o apoio a Harris entre mulheres negras é sólido, alcançando 67%, mas cai para 49% entre homens negros com menos de 50 anos.
Notícias Relacionadas
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Brega funk, futebol de várzea e turismo de favela pelos olhos de diretores negros
Pró Kamala Harris
Azealia Banks
Na véspera da eleição, a Azealia Banks gerou polêmicas ao anunciar o seu voto para Kamala Harris. A cantora apoia Trump desde 2016, chegou a comparecer ao comício do ex-presidente, em julho, mas alegou preocupações com os laços do republicano com Elon Musk. “Eu realmente acho que manter Elon Musk longe de qualquer tipo de poder político nos EUA equivale a qualquer questão em pauta aqui”, escreveu na sua conta do X, dando início a uma série de ataques contra o empresário.
LeBron James
Recentemente, o astro do basquete também declarou seu voto na democrata, publicando um vídeo demonstrando a importância da comunidade afro-americana não votar em Donald Trump pelos discursos racistas. “Quando penso em meus filhos e minha família e em como eles crescerão, a escolha é clara para mim. Vote em Kamala Harris”.
Beyoncé e Kelly Rowland
Desde o início da campanha, Harris teve permissão para usar a música ‘Freedom’ de Beyoncé como trilha sonora oficial da campanha e era aguardado um pronunciamento público da artista, que ocorreu em outubro, no comício da candidata, no Texas. Ela subiu ao palco junto com a amiga e cantora Kelly Rowland para apoiá-la. “Não estou aqui como uma celebridade, não estou aqui como política. Estou aqui como mãe que se preocupa com o mundo em que minhas filhas vivem. Imagine um mundo onde temos liberdade para controlar nosso corpo”, disse a Queen B no seu discurso.
Tyler Perry
Apesar de não engajar as redes sociais com as eleições, o cineasta Tyler Perry compareceu recentemente ao comício da candidata e fez um discurso para os eleitores do estado da Geórgia. “O que percebo é que nesses Estados Unidos de Donald Trump não existe um sonho que se pareça comigo. Queremos uma presidente que acredite que esse sonho americano é para todos, e essa presidente é Kamala Harris”.
Pró Donald Trump
Kanye West
Após apoiar o ex-presidente republicano em 2016, o rapper Kanye West, afirmou neste ano que iria repetir o seu voto para a eleição presidencial. “Claro [vou votar nele], é Trump o dia todo”, disse em um vídeo gravado por um paparazzi.
50 Cent
O rapper 50 Cent revelou ao podcast The Breakfast Club recentemente que recebeu uma oferta de US$ 3 milhões para se apresentar no comício do candidato. Apesar de não aceitar, compartilhou diversas imagens do republicano, inclusive com o rosto dele estampando a capa de seu álbum “Get Rich or Die Trying”, durante um show. Apesar de endossar a imagem do Trump em um momento oportuno, após ele ter sido baleado em julho deste ano, o artista disse na entrevista que tem “medo de política”. “Eu não gosto de nenhuma parte da política. É porque quando você se envolve, não importa como você se sinta, alguém discorda apaixonadamente de você.”
Mike Tyson
Mike Tyson apoia Trump para presidência desde 2015, antes da primeira eleição do republicano. Conhecidos de longa data, seu apoio não foi uma surpresa entre os famosos. O ex-presidente promoveu muitas lutas do ex-campeão de boxe nos anos 1980 e 1990 em seus cassinos. Em 2022, o Tyson chegou a dizer ao podcast New York Post Sports que o Trump lhe “pagava muito dinheiro”. Quando foi condenado em 1992 por estuprar Desiree Washington, também foi defendido por Trump.
Lil Wayne e Kodak Black
Os rappers Lil Wayne e Kodak Black também declararam apoio a Donald Trump. Com uma boa relação há alguns anos, os artistas receberam o perdão presidencial de Trump no final do mandato, em casos envolvendo porte irregular de armas de fogo e falsificação de documentos. Condenados em 2019, Wayne poderia pegar até 10 anos de prisão e Black até quatro anos.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: Valéria Monã, Animadora Cultural, Atriz, Coreógrafa e Diretora de Movimento
Silvio Almeida defende mudanças estruturais contra o racismo e critica individualismo neoliberal