Entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, o CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) promoverá a terceira edição do ‘Encontro Diálogos Antirracistas: Educação, Equidade e Democracia’, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. O evento gratuito e aberto ao público, reúne instituições da sociedade civil, lideranças negras, empresas e demais organizações para discutir temas como a participação política da juventude negra, a construção de um sistema judiciário antirracista, a equidade racial no trabalho e a educação antirracista como prática pedagógica e de gestão. É necessário inscrição no site.
Entre os nomes confirmados estão Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a ocupar o cargo mais importante de uma universidade federal no Brasil, como reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; e a escritora e ativista Cida Bento, autora do livro ‘O Pacto da Branquitude‘.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
“A participação da população negra em uma sociedade plenamente democrática e a prática da educação antirracista são caminhos de enfrentamento a esse cenário. Um dos principais objetivos do encontro é gerar o intercâmbio de conhecimentos sobre a equidade racial entre movimentos sociais, em especial coletivos e organizações negras, profissionais da educação, parcerias do CEERT, instituições empregadoras e demais pessoas interessadas”, compartilha Daniel Bento Teixeira, Advogado, Diretor executivo do CEERT e Membro da Comissão de Direitos de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB-SP.
Programação: premiação de educadores antirracistas e apresentações culturais
A programação inclui oficinas, painéis e rodas de conversa trazendo para o centro de discussão o protagonismo da população negra na defesa da Democracia. Educadores terão um amplo espaço para trocar para sobre práticas pedagógicas e gestão escolar antirracista.
O evento também conta com a premiação dos professores indicados para o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, que visa identificar, apoiar e dar visibilidade às iniciativas pedagógicas e de gestão, nas cinco regiões do país, que buscam a equidade racial e de gênero na Educação Básica.
Serão premiados 16 educadores. As pessoas premiadas receberão aporte financeiro, materiais didáticos, formação docente e equipamentos para a escola. As práticas finalistas e premiadas serão organizadas em uma publicação de referência em educação antirracista.
O evento também celebrará a cultura negra com apresentações culturais de Baile Black Bom, slam de Mel Duarte e pocket show do sambista Arlindinho. Arlindinho encerrará o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero. Programação completa aqui
A realização do evento conta com o apoio institucional do Sesc São Paulo, MEC e Instituto Federal de São Paulo.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas