Mariam Bolaji faz história nas Paralimpíadas como primeira africana a ganhar medalha no badminton

0
Mariam Bolaji faz história nas Paralimpíadas como primeira africana a ganhar medalha no badminton
Foto: Alexandre Battibugli/IPC

Nas Paralimpíadas de Paris 2024, a jovem nigeriana Mariam Eniola Bolaji, de 18 anos, conquistou uma medalha de bronze no Parabadminton feminino SL3, tornando-se a primeira atleta africana, entre homens e mulheres, a ganhar uma medalha de badminton nas Olimpíadas ou Paralimpíadas. O feito foi celebrado como um marco histórico para o continente africano.

Bolaji, que já vinha quebrando recordes desde 2021, destacou a importância de sua vitória para o esporte na África. “Estou quebrando recordes desde 2021 e continuo fazendo isso pelos africanos no badminton paralímpico”, afirmou.

Notícias Relacionadas


A trajetória de Bolaji no esporte foi inspirada por seu falecido treinador, Bello Rafiu Oyebanji, que a motivou a trocar o tênis de mesa pelo badminton. Oyebanji, que faleceu em um acidente de trânsito em 2021, foi uma figura central em sua carreira. “A medalha é dedicada a ele. Ele ficaria muito, muito feliz e diria ‘Estou orgulhoso de você'”, disse a atleta emocionada.

Nas redes sociais, a atleta expressou sua emoção: “Hoje, me tornei o PRIMEIRO atleta africano a ganhar uma medalha paralímpica no badminton. Estou ansiosa pelos desafios que virão, abordando-os com grande determinação e perseverança.”

Bolaji espera que sua conquista inspire outras pessoas na África a seguirem o caminho do badminton, ajudando a popularizar o esporte no continente.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display