A princesa Märtha Louise da Noruega, filha do rei Harald V e da rainha Sonja, e o xamã americano Durek Verrett se casam no próximo sábado, 31, em uma cerimônia que será realizada no luxuoso Hotel Union, em Geiranger, na Noruega. A celebração marca um ponto culminante na trajetória polêmica do casal, que há anos desafia convenções tanto da realeza quanto da sociedade.
Märtha Louise é a quarta na linha de sucessão ao trono norueguês e já foi casada com o falecido escritor Ari Behn, com quem teve três filhas: Maud Angelica, Leah Isadora e Emma Tallulah. Já Durek Verrett é conhecido por suas práticas espirituais e por ser um guru de celebridades como Gwyneth Paltrow. Juntos desde 2019, o casal já teve que lidar com questões polêmicas com a família real norueguesa depois de criar um projeto chamado “A Princesa e o Xamã”, uma série de palestras sobre espiritualidade, que gerou atritos com a família da noiva, fazendo com que Märtha Louise optasse por não usar mais seu título de princesa em compromissos oficiais desde novembro de 2022.
Notícias Relacionadas
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio
Além das controvérsias religiosas e culturais, o casal também enfrenta questões de preconceito. Märtha Louise já declarou publicamente que o racismo e a discriminação racial foram aspectos presentes em seu relacionamento com Verrett, que é afro-americano. A princesa tem aproveitado a oportunidade para discutir o racismo dentro das famílias reais, destacando a importância de reconhecer seus próprios privilégios brancos.
Apesar das polêmicas, o rei Harald V, de 87 anos, confirmou que Verrett será considerado parte da família real após o casamento, embora não receba nenhum título. A saúde do monarca tem sido uma preocupação nos últimos anos, com internações frequentes e a instalação de um marca-passo em março deste ano.
O casamento de Märtha Louise e Verrett tem gerado grande interesse midiático, em parte devido ao contraste entre a tradicional realeza europeia e as crenças espirituais alternativas defendidas pelo casal. A cerimônia será seguida de uma série de eventos, incluindo uma festa “Meet and Greet” descontraída, um passeio de barco pelos fiordes e uma festa de casamento onde o código de vestimenta será “sexy e cool”, em clara ruptura com os formalismos da realeza.
Märtha Louise e Verrett dividem seu tempo entre a Noruega e a Califórnia, onde ambos se dedicam a seus interesses em medicina alternativa e espiritualidade.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil