O Centro Cultural São Paulo (CCSP) será palco da última noite do Festival Territórios do Sambar, que acontece no sábado, 31 de agosto e homenageia as comunidades tradicionais do samba e suas heranças culturais. O evento, que é gratuito, contará com as apresentações do Samba da Vela e do Pagode da 27, dois grupos emblemáticos que têm se destacado na preservação e na celebração do gênero musical afro-brasileiro.
O Samba da Vela, fundado no bairro de Santo Amaro, por figuras icônicas como Paquera (José Alfredo Gonçalves de Miranda), Chapinha (José Marilton da Cruz) e os irmãos Maurílio de Oliveira e Magnu Sousá, é um espaço dedicado à divulgação de novas composições de samba, mantendo viva a tradição e o genuíno espírito da cultura brasileira.
Notícias Relacionadas
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Por sua vez, o Projeto Comunidade Pagode da 27, originado na Rua 27, no Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, transformou a região em um Patrimônio Cultural da cidade. Além de realizar ações sociais, como a arrecadação de alimentos e a criação de uma biblioteca comunitária, o grupo também oferece oficinas de música para crianças.
“O festival pretende promover conexões entre os universos e personalidades pertencentes à história viva do samba. O tema do projeto é de interesse público e, é uma transmissão de saberes de um importante legado da cultura negra”, afirmou Cida Gonçalves, da Casa do Batuque Produções, responsável pela realização do festival.
Serviço
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Data: 31 de agosto
Horário: 18h30
Ingresso: Gratuitos (retirada 1h antes do espetáculo) – Link para retirada (CLIQUE AQUI)
Acesso: Livre para todas as idades
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil