O Festival Latinidades homenageará cinco mídias negras e jornalistas negras na sexta-feira, 26 de julho, com o “Prêmio Jacira da Silva“, no Museu Nacional, em Brasília, às 15h30. O Mundo Negro, da CEO Silvia Nascimento, será um dos veículos premiados, junto a Revista Afirmativa, Alma Preta, Cultne e Africanize. Basília Rodrigues da CNN, Maju Coutinho da TV Globo e Juliana Cézar Nunes da EBC, serão as jornalistas que receberão o prêmio.
O evento dedicado às vozes das mulheres negras na mídia, iniciará com um debate sob o tema “Mulheres Negras na Mídia: Inovação e Impacto na Comunicação Pública“, que promete ser um marco para a representatividade no jornalismo nacional e internacional, a partir das 14h.
Notícias Relacionadas
Beyoncé supera recorde histórico e é a artista feminina mais premiada pela RIAA
Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best
Outras figuras proeminentes também estão presentes no Festival Latinidades, como a jornalista da EBC Luciana Barreto, da TV Cultura Joyce Ribeiro e convidada internacional da Colômbia, a jornalista Mabel Lorena Lara, com mediação de Jéssica Santos, da diretoria de Commbne. Elas compartilharão suas experiências e discutirão como estão moldando e redefinindo o panorama midiático com suas histórias e perspectivas únicas.
“Esse momento é muito importante para nós, pois, iremos não apenas poder compartilhar informações valiosas sobre comunicação pública a partir de mulheres negras potentes da comunicação pública nacional e internacional, como também vamos premiar mídias negras que tem marcado história na comunicação antirracista em um evento que há anos, bravamente, celebra o bem-viver de mulheres negras”, destaca Midiã Noelle, diretora geral do Instituto Commbne.
O tema da edição deste ano do Festival Latinidades é “Vem ser Fã de Mulheres Negras“. “Um chamado para reconhecer e celebrar a força transformadora dessas mulheres, ato que pode ser interpretado como revolucionário em uma sociedade machista e racista como a brasileira”, sublinha Jacqueline Fernandes, diretora-geral e idealizadora do festival.
Nesta edição, o Festival celebra a força e o papel das mulheres negras na sociedade e homenageia a cantora cubana, Rita Marley; a DJ jamaicana, Sister Nancy; a cantora e compositora brasileira,Alaíde Costa; e a artista brasileira, Sandra Sá.
A programação inclui debates, exposições, palestras, shows e apresentações culturais. Destaque para o Debate Trancistas, exposição Afrolatinas – 30 anos em movimento, e o espaço Latinidades Kids.
A EBC fará a cobertura da 17ª edição do Festival Latinidades, que acontece de 25 a 27 de julho, em Brasília. A TV Brasil, a Rádio Nacional e a Agência Brasil acompanharão o evento.
A realização é do instituto Afrolatinas em parceria com o Instituto Commbne (Comunicação baseada em inovação, raça e etnia) e com apoio da Empresa Brasil de Comunicação.
Serviço:
Quando: 26 de julho de 2024, das 14h às 16h
Onde: Museu Nacional – Brasília
Ingressos: Sympla – Debate Mulheres Negras na Mídia
Para mais informações sobre o Festival Latinidades e para adquirir ingressos, visite:
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes