Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, Salvador vai receber o evento “Julho das Pretas: Celebrando a Ancestralidade, Construindo Futuros”, que acontece no dia 21 de julho no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. O evento gratuito, organizado pelo Fundo Agbara, contará com oficinas de formação, seminários voltados para o empreendedorismo de mulheres negras e apresentação de samba.
A programação inclui seminários com temas variados como “Mulheres Negras e Participação Política”, “Mulheres Negras: Trabalho e Renda” e “Criação de Conteúdo para o Empreendedorismo”. Além disso, haverá uma feira criativa e apresentações de artistas locais. A abertura do evento será marcada por um cortejo protagonizado pela Banda Didá e a Negra Jhô, começando às 13h.
Notícias Relacionadas
Zezé Motta lidera a quarta temporada do Especial Mulher Negra no E! Entertainment
Julho das Pretas: Capital baiana recebe atividades culturais e formativas para empreendedoras negras no próximo domingo
O público poderá também visitar a feira de economia criativa, onde 20 expositoras, incluindo mulheres quilombolas, comercializarão seus artesanatos. A celebração será encerrada com uma apresentação do grupo Samba Ohana.
Como parte da programação, no dia 19 de julho, foram realizadas oficinas formativas, culturais e de apoio ao afroempreendedorismo, nos bairros Cajazeiras, Uruguai e Cabula. As oficinas, focadas no fortalecimento da sociedade civil, empregabilidade e empreendedorismo, foram oferecidas para cerca de 140 pessoas.
“Chegar a Salvador com o ‘Julho das Pretas’ é um marco significativo em nossa trajetória. A Bahia é um estado que sempre acolheu e acreditou em nosso trabalho e temos aqui uma importante parte da nossa rede. Estar presente nesse território fortalece ainda mais nosso objetivo de promover justiça social e direitos econômicos para as mulheres negras”, afirmou Aline Odara, fundadora do Fundo Agbara.
SERVIÇO
Confira a programação:
- 13h: Saída do Cortejo com Banda Didá e Negra Jhô do Terreiro de Jesus até o Largo Tereza Batista
- 14h: Início do Seminário e Feira
- 14h15: Mesa 1 – Mulheres negras, participação política e a Marcha das Mulheres Negras | Com Valcedir Nascimento e Carolina Pinho
- 15h15: Mesa 2 – Trabalho e Geração de Renda para Mulheres Negras | Com Najara Black, Mônica Anjos, Gisele Cunha e Danielle Pires
- 16h30: Mesa 3 – Criação de conteúdo para empreendedoras | Com Val Benvindo e equipe do Tik Tok
- 17h30: Competição de Pitch com mediação do Clube Dazminas (9 premiações de R$500,00 para as vencedoras)
- 20h30: Show de Samba Ohana
Notícias Recentes
Iza anuncia lançamento de música e clipe em homenagem à sua filha, Nala
Pele negra utilizada como prova para condenação criminal. E a assustadora explicação do Judiciário (Parte I)