Escolas da região Nordeste devem receber mais de 150 atividades voltadas para o Julho das Pretas

0
Escolas da região Nordeste devem receber mais de 150 atividades voltadas para o Julho das Pretas
Foto: Digulgação

Ativistas, educadores e estudantes se mobilizam mais uma vez para a construção da Agenda do Julho das Pretas nas Escolas, parte integrante da 12ª edição do Julho das Pretas – Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver. O calendário, composto por mais de 150 atividades, abrange a Região Nordeste e inclui rodas de conversa, festivais, exposições, cine-debates, ciclos de formação política, seminários e marchas.

A iniciativa é promovida pelo Programa de Educação do Odara – Instituto da Mulher Negra, em parceria com o Grupo de Trabalho de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Rede de Mulheres Negras do Nordeste. A ação visa estimular escolas e instituições educacionais a refletirem e dialogarem sobre o enfrentamento ao racismo e outras formas de violência que afetam meninas, adolescentes e jovens negras.

Notícias Relacionadas


A agenda deste ano destaca a diversidade dos territórios do Nordeste, com atividades propostas por educadores, estudantes e ativistas de toda a região. Ela também busca sensibilizar a sociedade para marcos educacionais importantes deste ano, como os 21 anos da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares, a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para a próxima década (2024-2034) e a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Os organizadores também destacam a importância de discutirem outros temas que atravessam as trajetórias de meninas negras, como os direitos sexuais e reprodutivos no ambiente escolar, como parte das estratégias de monitoramento e denúncia de violações de direitos de crianças e adolescentes.

A Agenda do Julho das Pretas nas Escolas integra a programação geral do Julho das Pretas, que abrange 539 atividades realizadas por mais de 250 entidades em 23 estados e no Distrito Federal. As ações ocorrem em centros de ensino e diversos espaços da sociedade, reforçando o compromisso com a reparação e o bem viver das mulheres negras.

Os interessados em acompanhar a agenda do Julho das Pretas nas Escolas pode acessar o site (CLIQUE AQUI).

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display