O Rio de Janeiro se prepara para receber a terceira edição oficial do Presença Festival, evento que celebra a diversidade, equidade e inclusão na cultura. Marcando o início do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ na cidade, o festival ocorre nos dias 7, 8 e 9 de junho, no Circo Voador, no bairro da Lapa, com uma programação repleta de atrações que destacam a pluralidade artística e cultural.
O festival traz shows de grandes nomes da música brasileira como Gaby Amarantos, Luedji Luna, Majur, MC Soffia, N.I.N.A e Preta Gil. Além disso, o evento conta com duas balls inéditas da comunidade ballroom, que prometem agitar o público com performances de dança, desfiles e figurinos, oferecendo prêmios para as melhores apresentações. Além disso, o último dia de evento conta com uma programação gratuita que acontece no Centro de Movimento Deborah Colker, no bairro da Gávea.
Notícias Relacionadas
Museu das Favelas recebe 3ª edição do 'Vou Assim Fashion Show', maior evento de pessoas trans na moda
Leci Brandão abre evento gratuito dedicado à cultura negra e LGBTQIAPN+
Os ingressos estão disponíveis para compra no site da Eventim. O Festival também contará com exposições de arte indígena e uma série de atividades gratuitas que contemplam também os segmentos de dança, cinema, literatura e outras manifestações artísticas. No dia 7 de junho, Luedji Luna, Majur, N.I.N.A, DJ Laís Conti e o bloco Bloconcé abrirão as celebrações. No dia seguinte, 8 de junho, é a vez de Preta Gil, Gaby Amarantos, MC Soffia, DJ Sô Lyma e o bloco O Baile Todo subirem ao palco.
Além das apresentações musicais, o festival contará com a presença do dançarino e MC internacional Matyouz Owens, que será o anfitrião das Balls temáticas “Purusuco Juicy Ball” e “Ninja Aquaglam Ball”. As performances, co-produzidas pela Hell de Janeiro Ball, prometem ser um dos pontos altos do evento.
Para o idealizador e curador do festival, José Menna Barreto, a edição de 2024 reflete o crescimento e amadurecimento do Presença Festival. “É incrível ter um line-up formado 100% por mulheres pretas. O festival valoriza a diversidade e promove um debate interseccional, dando visibilidade e reconhecimento a mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PcDs e povos originários através da arte e cultura”, afirma Menna Barreto.
O festival não se limita aos shows e balls. No dia 9 de junho, o Centro de Movimento Deborah Colker sediará uma série de atividades gratuitas, incluindo exibição de curtas-metragens, oficinas de dança e música, atividades literárias e infantis, além de uma exposição do artista visual Denilson Baniwa. As inscrições para essas atividades estão disponíveis no site oficial do evento.
Programação dos shows no Circo Voador:
7 de junho (sexta-feira):
Luedji Luna
Majur
N.I.N.A
DJ Laís Conti
Bloco Bloconcé
Purusuco Juicy Ball
8 de junho (sábado):
Preta Gil
Gaby Amarantos
MC Soffia
DJ Sô Lyma
Bloco O Baile Todo
Ninja Aquaglam Ball
Mundo Presença – Entrada Gratuita (9 de junho):
Local: Centro de Movimento Deborah Colker, Gávea (RJ)
Mundo Presença – Entrada Gratuita – 9 de junho (Domingo)
Local: Centro de Movimento Deborah Colker – Praça Santos Dumont 2, Gávea (RJ)
Sala 3
10h às 11h – “Contação de Histórias”, com Melissa Xakriabá
A atriz, bonequeira e contadora de histórias Melissa Xakriabá apresenta histórias recheadas de tradições, cantos e artesanatos indígenas.
15h às 17h – Workshop “Drag – A arte da montação”, com Conga Bombréia
O workshop “Drag – A Arte da Montação” vai contar a vocês a história da arte drag desde o surgimento até a chegada ao Brasil, passando por grandes nomes e grandes fatos que contribuíram para a evolução e revolução dessa arte tão gostosa. Além da teoria, é claro que iremos bater um papo sobre o que veremos e ainda vamos brincar de make com dicas e truques que só as drag queens sabem.
17h às 19h – Workshop “Ilustração e Simbologia”, com Menezews
A oficina “Ilustrando com Simbologia” vai ensinar e exercitar a habilidade de pegar histórias, sentimentos e significados e transformá-los em ilustrações. A oficina utilizará formas simples (linhas, círculos, pontos, etc.) em sua produção e ficará à escolha dos participantes de produzir algo mais elaborado.
Sala 01
Movimentos Transversais – Workshops de Dança
15h às 16h – Oficina de Capoeiravogue com Puma Camillê
Puma Camille é Multiartista Ancestral Futurística que ministrará uma oficina de dança com Capoeira & Vogue
16h às 17h – Oficina de Hells com Jaqueline Monteiro
Jaqueline é dançarina profissional, especializada em Danças Urbanas, com estudos direcionados para o Hip Hop Dance e a técnica Heels Dance/Stiletto. Diretora e coreógrafa premiada da Cia de Dança Monteiro e do coletivo feminino de danças urbanas “Melaninas”, leciona workshops e aulas regulares pelo Brasil.
17h às 18h – Oficina Work Business Damazzo com Edson Damazzo
Preparação de SHOW e TV com professor Edson Damazzo (Bibiu), que está há 16 anos no mercado do entretenimento, começando sua carreira no núcleo de dança da TV GLOBO e se tornando reconhecido por famosos e grandes artistas da tv brasileira. Já trabalhou e dirigiu minisséries como HBO, Disney Plus e Multishow. Atualmente vem dirigindo coreografia dos grandes famosos Ludmilla, Mc Daniel, Valesca Popozuda, Lexa e Pocah e o Grande Prêmio de Igualdade Racial.
18h às 19h – Oficina de Dança Afro-contemporânea com Kley Hudson
A oficina traz estudo de movimentos diaspóricos que dialoga com a contemporaneidade.
Sala 04
Telas Plurais – Exibição de curtas-metragens e bate-papos
14h às 14h15 – Deixa │ 14h15 às 14h35 – Bate-papo com Mariana Jaspe
14h45 às 15h01 – Ela Mora Logo Ali │ 15h01 às 15h21 – Bate-papo com Rafael Rogante
15h30 às 15h44 – Cabana │15h44 às 16h04 – Bate-papo com Tayana Pinheiro
16h15 às 16h34 – Ficção Suburbana │ 16h34 às 16h54 – Bate-papo com Rossandra Leone
17h05 às 17h30 – Expresso parador │ 17h30 às 17h50 – Bate-papo com JV Santos
18h às 18h12 – Engole o choro │ 18h15 às 18h32 – Bate-papo com Fabio Rodrigo
Rooftop: Feira Múltipla – Feira de arte, moda, design e gastronomia
Atividades literárias e infantis, oficinas de dança e música
Exibição de curtas-metragens seguidos de bate-papos com os diretores
Exposição de Denilson Baniwa
Para mais informações e inscrições, acesse: www.presencafestival.com.br.
Notícias Recentes
Com que vinho eu brindo? Harmonizações que surpreendem e encantam no seu Réveillon
Melhores filmes com representatividade negra de 2024