Na manhã desta quarta-feira, 13, a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fez uma publicação em seu Twitter para falar sobre a assinatura da Lei Áurea, que estabeleceu o fim da escravização no Brasil. A ministra lembrou que “o fim da escravidão é uma conquista da luta do povo negro”, ao contrário.
Anielle Franco reforçou a importância de lembrar que a liberdade do povo negro é resultado da luta do próprio povo negro: “Todo ano precisamos relembrar que o dia 13 de maio é dia de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade. Sabemos muito bem que a liberdade do povo negro não veio com a Lei Áurea ou pelas mãos de uma princesa”.
Notícias Relacionadas
Vini Jr. recebe certificado oficializando origem camaronesa após teste de ancestralidade"
Rei do maior grupo étnico da Angola desembarca pela primeira vez em Salvador
A Lei Áurea foi assinada no dia 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel, que era a autoridade regente no país na época. A lei estabeleceu o fim da escravização no Brasil, mas não houve qualquer planejamento para que pessoas negras tivessem direito a terra, a educação, saúde ou alimentação para que pudessem começar suas vidas de forma independente.
“O fim da escravidão é uma conquista da luta do povo negro que se dá até hoje, numa reivindicação contínua por cidadania e humanidade das pessoas negras no Brasil”, afirmou a ministra.
Ela ainda pontuou que “há muito a conquistar para que toda a população possa viver uma liberdade verdadeira, com dignidade e justiça”.
Notícias Recentes
Elisama Santos estreia na literatura infantil e ensina lições de coragem e amizade para os pequenos
Após exibições nos EUA, Antonio Pitanga apresenta o filme 'Malês' no Recôncavo Afro Festival