No dia 3 de abril aconteceu a UNESCO promoveu a 3ª Edição Global da Master Class contra o Racismo e a Discriminação em Paris, na França. O evento contou com a participação da criadora de conteúdo Andressah Catty, que foi conectada à Gabriela Ramos, Diretora-Geral Adjunta de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO através da #TrendPretaTemPoder, criada pelo TikTok para enaltecer a potência e dar visibilidade para a comunidade negra de criadores e seu alinhamento com a missão do TikTok For Good, programa global de conteúdo de impacto social da plataforma.
Em entrevista para o Mundo Negro, o Líder do TikTok for Good no Brasil, Handemba Mutana Poli dos Santos falou sobre o trabalho que a divisão de impacto social da plataforma tem realizado para contribuir de maneira positiva com temáticas raciais. “No TikTok for Good buscamos promover a conscientização, sustentabilidade e a abordagem de causas relacionadas a grupos sub-representados e comunidades das periferias e utilizamos a plataforma para promover mudanças positivas na sociedade”.
“Além de destacar criadores como Andressah Catty, estamos comprometidos em fornecer recursos, suporte e oportunidades da empresa para que suas vozes e causas sejam amplificadas”, contou. Ele ainda destacou o poder de alcance da trend frente ao trabalho dos criadores de conteúdo: “Desde seu lançamento, a #TrendPretaTemPoder teve um impacto não só na comunidade do TikTok, mas também na vida real de criadores de conteúdo da plataforma. Por exemplo, as criadoras de conteúdo Kananda Eller e Andressah Catty participaram do evento de lançamento da #TrendPretaTemPoder em Salvador e pela visibilidade e engajamento com a temática racial, ambas foram convidadas pela Fundação Palmares para participar do evento ‘Diálogos Palmarinos’, em Maceió, e conhecer o projeto ‘Vamos Subir a Serra’ no parque Memorial Quilombo dos Palmares”, revelou.
“No último evento da #TrendPretaTemPoder, Andressah Catty conheceu a Diretora Adjunta da Unesco, Gabriela Ramos, que protagonizou o primeiro vídeo postado pela conta da Unesco no TikTok e também foi convidada para participar da masterclass de Combate ao Racismo em Paris, junto com outros criadores do TikTok, como Khaby Lame. A participação dela foi um grande sucesso. A trend inspirou conversas importantes sobre representatividade, fortalecimento de conexões, empoderamento e justiça racial, gerando oportunidades e alcançando um público vasto e diversificado”, lembrou o líder.
Handemba pontuou que “Através de conteúdo educativo, campanhas de conscientização e iniciativas de apoio à comunidade” o TikTok tem contribuído com questões raciais, que podem impactar toda a comunidade que utiliza a rede social. “O TikTok conta com uma comunidade extremamente diversa, o que contribui para o seu papel em promover discussões importantes, como é o caso de questões raciais, por exemplo. Através de conteúdo educativo, campanhas de conscientização e iniciativas de apoio à comunidade, estamos capacitando os usuários a aprender, se engajar e agir contra o racismo. Além disso, os conteúdos da plataforma já demonstraram por diversas vezes como podem sair dos limites do aplicativo e impactar na cultura da população, sendo assim, estamos comprometidos em continuar ampliando vozes e perspectivas diversas, criando um ambiente inclusivo”.