O Zimbabué apresentou oficialmente uma nova moeda lastreada em ouro chamada ZiG (Zimbabwe Gold). Ação acontece com o objetivo de tentar controlar a hiperinflação que assola o país.
“A partir de hoje os bancos converterão os saldos atualmente denominados em dólares zimbabuenses na nova moeda chamada de Zimbabwe Gold (ZiG)”, afirmou o governador do Banco Central, John Mushayavanhu, em uma coletiva de imprensa durante a última sexta-feira (5). O ZiG substitui um dólar do Zimbabué, o LBTR, que perdeu três quartos do seu valor em 2024.
Notícias Relacionadas
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP
No entanto, o dólar americano, que representa 85% das transações no país, continuará a ter curso legal e é provável que a maioria das pessoas continue a preferir essa moeda. Com a alta inflação, de acordo com o observatório Zim Price Check, um dólar americano era trocado por cerca de 30.000 dólares zimbabuenses.
Diferente das moedas convencionais feitas de aço inoxidável e baixo carbono, as moedas ‘lastreadas em ouro’ possuem uma pequena quantidade do metal nobre, o que ajuda a manter o seu valor estável. O principal objetivo é reduzir a quantidade de dólares do Zimbabué em circulação.
Os zimbabuanos terão 21 dias para trocar as notas antigas, atingidas pela inflação, pela nova moeda. Embora o ouro seja tradicionalmente a proteção ideal contra a inflação e a incerteza econômica geral, nenhum país tentou anteriormente enfrentar o enfraquecimento financeiro através da venda de moedas de ouro.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo