O Mês da História Afro-Americana começa a ser comemorado hoje, neste dia primeiro. Em 2024, a Associação para o Estudo da Vida e História Afro-Americana definiu o tema: “Afro-americanos e as artes“, para celebrar as contribuições da comunidade negra nas artes visuais, música, movimentos culturais, e muito mais.
“A arte afro-americana está repleta de experiências vividas por africanos, caribenhos e negros americanos”, escreve a associação. “Nos campos das artes visuais e performáticas, literatura, moda, folclore, língua, cinema, música, arquitetura, culinária e outras formas de expressão cultural, a influência afro-americana tem sido fundamental.”
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Para entrar no clima do tema das comemorações, o Mundo Negro selecionou filmes e séries que retratem a história de grandes personalidades que são importantes na história comunidade afro-americana através da sua expressão da música, da arte, do cinema ou da moda.
Veja a lista abaixo:
Abstract: The Art of Design
A série documental fala sobre designers de diferentes áreas e como eles impactam a indústria. O terceiro episódio da segunda temporada foca na Ruth E. Carter, designer de figurinos afrofuturistas que venceu um Oscar por seu trabalho em Pantera Negra e foi uma grande colaboradora de Spike Lee. Ela explica como conta histórias através das roupas e dá uma perspectiva muito interessante da moda dentro do cinema.
Estados Unidos Vs Billie Holiday
A famosa cantora de jazz Billie Holiday se torna alvo do Departamento Federal de Narcóticos com uma operação secreta liderada pelo Agente Federal Jimmy Fletcher, com quem ela teve um caso tumultuado no passado. No entanto, a peseguição contra a artista é movida pelo desejo de impedir que ela cante músicas de protestos pelos direitos dos afro-americanos. Disponível no Prime Video.
I Wanna Dance With Somebody – Whitney Houston
Descoberta pelo executivo da gravadora Clive Davis, Whitney Houston alcançou a fama na década de 1980 e se tornou uma das maiores cantoras de sua geração. A cinebiografia acompanha a trajetória da grande artistas e as dores de ser uma mulher negra nos Estados Unidos. Disponível na HBO Max.
Jean Michel Basquiat: A Criança Radiante
O documentário aborda a vida do artista Jean-Michel Basquiat, considerado um dos mais importantes pintores afrodescendentes do século 20. Após sua morte inesperada aos 27 anos e o talento alcançando no mundo inteiro, o transformaram em um ícone cultural. Disponível no Prime Video.
ReMastered: As Duas Mortes de Sam Cooke
A voz de Sam Cooke o tornou uma estrela do soul, mas seu posicionamento público sobre os direitos civis podem ter contribuído para sua morte aos 33 anos. Disponível na Netflix.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo