Em um novo passo em torno do movimento ‘Um Princesa Puxa Outra‘, a Seda lança o protótipo de uma boneca de pentear com cabelo na textura 4C, a primeira do mercado com cabelo humano. A iniciativa representa um passo importante na busca por maior representação positiva das diferentes texturas do cabelo de pessoas negras dentro do universo infantil.
O movimento, que começou em Outubro deste ano, também apresentou uma parceria inédita entre Seda e o Walt Disney Animation Studios com o lançamento do vídeo campanha para a linha de produtos para cabelos infantis Juntinhos. No filme, foi possível ver a Princesa Tiana (do longa ‘A Princesa e o Sapo‘) soltando seus cabelos pela primeira vez em cena.
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Gerando um relevante impacto positivo, em especial, na população negra, a campanha também trouxe o ator Lázaro Ramos e sua filha Maria Antônia, além da professora de balé Tuany Nascimento, fundadora do projeto Na Ponta dos Pés, ao lado de suas alunas. O movimento se tornou trend global no Tiktok, com mais de 6 mil reproduções na plataforma com vídeos de pessoas soltando seus cabelos como na campanha da marca.
Como propósito, a marca busca estimular a autoestima de pessoas negras através de seus cabelos, reforçando a importância do cuidado com os fios – que por muitos anos se mantiveram presos ou fora de sua textura natural, devido a uma série de preconceitos e padrões estéticos. A iniciativa de Seda quer reforçar a importância da relação de afeto e auto aceitação para pessoas negras e seus cabelos, reconectando com a ancestralidade representada pela coroa.
Ao lado de Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta, e Viviane Duarte, fundadora do projeto Plano de Menina, a marca promoveu um roda de conversa com bonequeiras afro centradas para entender as necessidades e os desafios que existem na indústria infantil do país, quando o assunto é representação positiva para criança negras.
Seda, junto da SOKO, agência responsável pela criação e desenvolvimento da campanha, criou o protótipo 3D da boneca em parceria com o Studio Tuk e a De Benguela, como forma de convidar a indústria para esse movimento, e produzir não somente esse mas também outros brinquedos afrocentrados em maior escala, ampliando a representação positiva de pessoas negras .
A Seda ainda anunciou que irá patrocinar bonequeiras ao lado da PretaHub para fomentar o empreendedorismo preto voltado para a autoestima de crianças; ao lado do Plano de Menina, elas irão realizar um workshop sobre cuidados com os cabelos, junto de um roda de conversa sobre autoestima para as alunas do Projeto na Ponta do Pés além de uma reforma na sala de ballet do projeto, fornecendo novos uniformes para as alunas e produtos gratuitos para o cuidado com os cabelos.
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