Luiz Alberto Silva dos Santos, uma das maiores lideranças do movimento negro no Brasil e ex-deputado federal (PT-BA), morreu aos 70 anos, na manhã desta quarta-feira (13), após sofrer um infarto na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. A informação foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores.
Segundo informações iniciais, Luiz Alberto passou mal durante a madrugada e foi levado para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu. O ex-deputado estava exercendo o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.
Notícias Relacionadas
Vini Jr. recebe certificado oficializando origem camaronesa após teste de ancestralidade"
Rei do maior grupo étnico da Angola desembarca pela primeira vez em Salvador
“Honrando sua trajetória”, como descreveu o governador Jerônimo Rodrigues (PT-BA), ao decretar luto de três dias no estado. “Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de um grande nome do movimento negro e que dedicou a vida à missão de tornar a Bahia mais igualitária. Luiz Alberto se vai, mas deixa um exemplo para todas e todos”, lamenta.
Cofundador do Movimento Negro Unificado (MNU), a entidade também lamentou o falecimento de Luiz Alberto, em nota nas redes sociais. “Com muita tristeza, o MNU Bahia informa o falecimento de Luiz Alberto, Cofundador do MNU Bahia e militante histórico da luta antirracista, com reconhecimento internacional […] Luiz é ancestral e seu legado é parte importante da construção da nossa entidade e seguirá de referência as próximas gerações da militância negra no país”, dizem as coordenações de Bahia e São Paulo.
Luiz Alberto foi eleito deputado federal em 2001 e 2015 e foi um militante ativo nas organizações do movimento negro, se tornando uma das principais vozes por direitos da população negra no Brasil. Em 2007 e 2008, foi secretário de Promoção da Igualdade da Bahia, e integrou a equipe de transição do atual governo Lula.
Notícias Recentes
Elisama Santos estreia na literatura infantil e ensina lições de coragem e amizade para os pequenos
Após exibições nos EUA, Antonio Pitanga apresenta o filme 'Malês' no Recôncavo Afro Festival