Nesta terça-feira (28), o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou a outorga do título de Doutor Honoris Causa para o grupo Racionais MC’s. Os integrantes do grupo, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, foram reconhecidos como intelectuais públicos que mantêm um diálogo significativo com o pensamento social brasileiro. A honraria destaca, além disso, a relevância de sua atuação política no enfrentamento do racismo e das violências sociais presentes no país, ressaltando a crítica social presente em sua produção.
“Esses são intelectuais públicos que somente existem em seu conjunto e, a partir dele, os quatro enunciam poéticas, projetos estéticos e projetos políticos desde 1988 a respeito do Brasil”, destacou Mário Medeiros, professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCH). “Eles Dialogam e lutam com o pensamento social brasileiro, confrontam o racismo e as violências sociais que nos constituem enquanto sociedade, incitando a atitudes antirracistas e solidárias de negros e não negros, periféricos e não periféricos, visando a mudanças sociais profundas. Destarte, o título só fará sentido se concedido ao conjunto.”
Notícias Relacionadas
A$AP Rocky é homenageado no FNAA Awards e celebra com Rihanna em noite de glamour e sintonia
Kerry Washington realiza sonho dos pais ao ganhar estrela na Calçada da Fama: “Se tornou realidade"
O título de Doutor Honoris Causa, a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp, é concedido a pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes e/ou que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade ou tenham prestado relevantes serviços à Universidade.
Em agosto, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) também concedeu ao rapper Mano Brown o título de Doutor Honoris Causa. Os títulos honoríficos, comuns em universidades, são uma forma de reconhecer contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais que impactam a sociedade e a pesquisa em diversas áreas. Esse gesto de reconhecimento abrange professores, pesquisadores, estudantes, figuras nacionais e internacionais, além de entidades de destaque.
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes