Richard Roundtree, estrela do filme “Shaft” de 1971, morreu nesta terça-feira (24), aos 81 anos, devido a um câncer no pâncreas. A morte foi confirmada pelo seu empresário desde 1987, Patrick McMinn.
“O trabalho e a carreira de Richard serviram como um ponto de virada para os protagonistas afro-americanos do cinema”, disse McMinn. “O impacto que ele teve na indústria não pode ser dimensionado.”
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Richard Roundtree teve uma grande contribuição para o cinema negro. O ator é considerado o primeiro herói negro do cinema com o seu papel de detetive John Shaft no thriller de ação dos anos 1970, considerado um marco do movimento Blaxploitation que contribuiu para o crescimento de atores, diretos e produtores negros.
Seu papel em Shaft durou várias décadas e rendeu sucessores. O primeiro foi o Shaft de 2000, dirigido por John Singleton e interpretado por Samuel L. Jackson, depois de 2019, dirigido por Tim Story e interpretado por Jessie Usher. Nos dois Roundtree aparece.
Ele também foi uma grande inspiração para Quentin Tarantino. No filme Django Livre, o diretor batizou a personagem Brunhilde com o sobrenome von Shaft como uma homenagem, sendo uma ancestral de John Shaft.
“Richard Roundtree, o protótipo, o melhor que já foi feito!! SHAFT, como sabemos, é e sempre será Sua Criação!!”, escreveu Samuel L. Jackson em seu Instagram. “Sua morte deixa um buraco profundo não apenas em meu coração, mas tenho certeza de que muitos de vocês também.”
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana