A família do cantor e compositor brasileiro, Lupicínio Rodrigues, contratou o advogado Miles Cooley, conhecido por ter clientes como Rihanna e Jay-z para representai-los na batalha judicial para que a Academia de Artes Cinematográficas reconheça uma indicação de Rodrigues ao Oscar. As informações foram publicadas inicialmente pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
A trilha sonora do filme “ Dançarina loura”, de 1944, dirigido pelo americano Frank Woodruf, concorreu ao Oscar naquele ano e, entre as canções que embalam o filme, está a conhecida “ Se acaso você chegasse”, composta por Lupicínio. Apesar disso, o nome cantor não foi mencionado pela Academia.
Notícias Relacionadas
Jonathan Majors e Meagan Good anunciam noivado em evento em Los Angeles: "Temporada de todas as coisas boas"
Denzel Washington comenta corte de cena de beijo entre seu personagem e outro homem no filme: "Não estavam prontos para isso"
A canção composta pelo músico nascido em Porto Alegre foi incluída na trilha sonora do filme em uma versão instrumental que tem um minuto de duração, mas os créditos não foram dados ao seu criador original. Além de Cooley, de acordo com a colunista da Folha, representantes do Itamaraty também estão trabalhando na causa.
O documentário “Lupicínio Rodrigues: confissões de um sofredor”, lançado em 2022, também aborda o tema sobre a falta de menção a Lupicínio no Oscar em que “Dançarina loura” foi indicado. O filme celebrou 77 anos de seu lançamento em março deste ano, quando a família do compositor enviou uma carta para a Academia de Artes Cinematográficas pedindo o conhecimento da obra e a inclusão de seu nome na indicação de 1945.
“É motivo de incompreensão para nós que a contribuição do compositor Lupicínio Rodrigues segue, em pleno ano de 2023, passados mais de setenta e sete anos, sem o devido reconhecimento desta prestigiosa organização de Hollywood”, afirmava um trecho da carta revelado por Bergamo.
A família de Lupicínio Rodrigues também revelou na carta que ele ficou satisfeito ao saber que sua música fazia parte do filme, mas apenas anos mais tarde se deu conta sobre a questão dos direitos autorais.
Casado com uma brasileira, Miles Cooley já defendeu personalidades como 50 Cent, Kanye West e Naomi Osaka. Por conta do trabalho com celebridades, ele ficou conhecido como “advogado das estrelas”.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil