A força da ancestralidade, o poder do autoconhecimento e a celebração da diversidade ganham vida através da parceria entre Seda e Disney. As marcas lançam a campanha da linha ‘Juntinhos’, de SEDA, que visa enaltecer e empoderar crianças negras e seus cabelos crespos e cacheados. A ideia é promover um verdadeiro movimento, reforçando ideias sobre o valor e a importância do cabelo em todas as suas formas, texturas e estilos, principalmente na infância.
A campanha, com diferentes vertentes, vai contar com a participação de Lázaro Ramos e sua filha, Maria Antônia. Na última sexta-feira (29), o ator publicou um vídeo celebrando a beleza do cabelo afro de sua pequena. A publicação gerou milhares de compartilhamentos e visualizações.
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“Ela [Maria] queria se ver bonita assim no vídeo, ela falava muito assim: ‘ah, eu quero ficar com meu cabelo solto’. Foi um desejo dela, que eu acho que expressa uma maneira da gente criar, mas é um pouco o que a geração dela recebe como legado, né? Os desejos que a gente tem de ver a nossa beleza reconhecidos, nossos traços reconhecidos”, celebrou Lázaro, que destacou ainda a importância da paternidade no cuidado com os filhos. “Sempre quando se fala de cuidados com os filhos, com o cabelo, a gente traz a figura de quem? Da mãe. A gente fala muito do maternar, mas a gente esquece do paternar. Precisamos começar a nos colocar nessa história, porque há um movimento já muito bonito aqui de pais, de envolver e se envolver de fato, desde trocar uma fralda a cuidar dos cachos”.
Lázaro defende a ideia que os pais também precisam se envolver com as questões de cuidado e autoestima dos filhos. “Com o nosso primeiro filho, João Vicente, eu já tinha muito essa consciência da presença da terra, de ser pai. Eu até acho meio errado o termo ‘pai presente’, porque assim, ser pai é ser presente, não tem que acrescentar mais nada não, tem que dizer pai”, destaca o ator.
A parceria de Seda com a Disney também vai utilizar a imagem da consagrada Princesa Tiana, personagem infantil que assim como Maria Antônia, aparece com o cabelo solto, incentivando desejos de liberdade, representação positiva, poder e autoestima. Com o mote ‘Uma Princesa Puxa Outra’, para além da imagem de Tiana nas embalagens, Seda se uniu a importantes parceiros e prototipou uma boneca que busca refletir traços reais de crianças negras, também com os cabelos crespos soltos, desenvolvida pela De Benguela, buscando inspirar o mercado de produtos infantis a refletirem ainda mais sobre a importância de representar crianças negras na indústria.
De acordo com Adriana Barbosa, CEO da plataforma PretaHub, a ideia é respeitar as várias texturas de cabelo negro. “A gente precisa falar de uma diversidade da textura do cabelo da população negra, que não é só o cacho, não é só o ondulado. Tem outras texturas. E a gente foi atrás de quem hoje, do ponto de vista empreendedor, tem esse tipo de produto. Tanto que o cabelo foi feito pela De Benguela, que respeita essas várias texturas. Então, tem vários marcadores muito interessantes nesse processo de construção, que não é só o processo criativo, mas a delicadeza de, de fato, inserir as pessoas que vivem o dia a dia do que é ser negro no Brasil. É maravilhoso”, explica Adriana.
A bailarina e gestora social, Tuany Nascimento, que também vai atuar como um dos rostos da campanha, celebra a importância da percepção de afeto e autoestima do cabelo negro. “Minha mãe é cabeleireira e ela sempre teve aquele reforço de que a gente precisava alisar os cabelos. E ao longo do tempo, com a minha mudança, ela mudou e ela aceitou o dela. E todas as minhas irmãs também começam a aceitar as delas. E as minhas alunas também. Então, a autoestima não fica só com você. É uma princesa que já puxou a outra”, explica Tuany, que também comenta sobre o foco da campanha voltada tanto para meninas quanto para meninos. “E de fato, não fica só com você quando você se reconhece, quando você se ama. E você expõe isso pra fora. Isso vira uma cadeia. São princesas palpáveis, reais, que a gente vai conseguir encostar, que a gente vai conseguir ver. Então, eu sinto que isso só vai aumentar. E eu fico muito honrada de fazer parte disso. E de me reconhecer, de chegar aqui nessa sala e me ver. E a gente tá falando aqui de príncipes e princesas, isso eu acho muito importante também”.
Thaís Hagge, Vice-presidente de beleza & bem-estar da Unilever Brasil destaca a percepção da população negra brasileira enquanto público consumidor. “Quando a gente já fala que mais de 50% da população se autodeclara negra, você já começa por esse principal ponto. Nosso consumidor é negro na sua maioria. Dentro dos lares isso está acontecendo. Então, não tem como a gente não refletir isso dentro da nossa organização. O nosso cuidado também é de como a gente representa o nosso time interno, não só o time que está trabalhando nessa campanha, que está envolvido na marca, mas todo o nosso coletivo”, diz ela.
Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre SEDA e site Mundo Negro.
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