Projeto abre financiamento coletivo para levar empreendedores negros ao maior polo de inovação do mundo, na Califórnia

Já imaginou ter a oportunidade de visitar as sedes das maiores empresas de tecnologia do mundo e conhecer altos executivos e players norte-americanos para alavancar os seus negócios? O projeto Do Silêncio ao Silício selecionou dez empreendedores negros que farão uma imersão de duas semanas no Vale do Silício em 2024. Essa é a primeira edição da iniciativa e tem como missão ser a ponte entre a periferia e o maior polo de inovação do mundo, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Para obter ajuda com todos os custos operacionais da viagem, tais como passagem, hospedagem, alimentação, visto e transporte dos selecionados, o projeto abriu financiamento coletivo com contruibuições que começam a partir de R$ 10 e podem ser feitas pelo site Benfeitoria, dentro da página da campanha, ou diretamente pelo Pix do projeto. (Veja aqui) Para as empresas que queiram se tornar patrocinadoras do programa, as faixas de contribuição vão de R$ 30 mil a R$ 90 mil. A depender do aporte investido, o patrocinador receberá recompensas como ações de ativação, reels e stories durante a imersão, lives e uma palestra exclusiva ministrada pelos selecionados e pela líder do projeto, Danielle Marques. As inscrições da iniciativa foram abertas em janeiro de 2023 e o programa recebeu mais de 300 candidaturas de todo o país. Destas, cerca de 60 empresas passaram para a segunda fase e dez foram selecionadas. Os requisitos para participar incluíam ter uma empresa de base tecnológica, ser um empreendedor negro, ter disponibilidade para mentorar um empreendedor negro e periférico na volta, residir no Brasil e ter disponibilidade para estudar inglês. “Tivemos um boom de inscrições, diversos negócios potentes e que fazem a diferença nos locais onde estão inseridos. Foi muito gratificante e apenas confirmou o que já sabíamos: empreendedores negros precisam de oportunidade para alavancar seus negócios”, diz Danielle Marques, idealizadora do projeto, que foi criado em parceria com a StartSe, uma das principais referências dentro do mercado brasileiro de startups. “Também conseguimos furar a bolha do eixo Rio-São Paulo, com o projeto recebendo inscrições de norte a sul. Isso nos mostrou que o ecossistema de startups precisa olhar mais não só para os empreendedores negros, mas também para o Norte e Nordeste”, completa. A imersão será de 15 dias, durante os quais os participantes visitarão as sedes das maiores empresas de tecnologia do mundo. Nessas visitas, a partir de palestras e workshops, os jovens aprenderão sobre novas estratégias de negócios, modelos de negócio disruptivos, tendências do mercado de trabalho e formas de gestão inovadoras. Um aprendizado que deverá impactar diretamente no desenvolvimento de suas carreiras como empreendedores. O grupo terá ainda acesso a networking com altos executivos e players americanos com potencial de negócios e parcerias internacionais. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado internacional pelo Hub Internacional StartSe University, situado em Palo Alto. Ao retornar ao Brasil, como contrapartida, todos eles deverão mentorar outros jovens negros que queiram empreender no mercado de tecnologia. O objetivo é que o conhecimento seja repassado para quem está começando a criar seus negócios dentro deste ecossistema. Eles também serão mentorados e acompanhados durante seis meses pela equipe Do Silêncio ao Silício, que quer analisar o impacto do programa em suas vidas, carreiras e empresas, e pautar-se nos resultados para as próximas edições. Como contribuir: Para fazer uma contribuição, acesse: benfeitoria.com/projeto/10empreendedoresnegrosnovale Para fazer um Pix, utilize a chave do projeto: CNPJ: 47.337.813/0001-35 Para patrocinar o projeto, entre em contato, acesse o site: www.dosilencioaosilicio.com.br Conheça os selecionados Foram selecionadas empresas de tecnologia de diversos segmentos e diferentes regiões do país, com uma maioria intencional de mulheres, pois o projeto acredita que é preciso acelerar a carreira de mulheres negras empreendedoras dentro do ecossistema de tecnologia. As startups selecionadas são: Uso.Eboni, da empreendedora Thamires Santos – a Eboni produz cosméticos com fórmulas naturais, veganas e sem crueldade animal, utilizando recursos biotecnológicos e não tóxicos. Busca a ecoinclusividade dos seus consumidores, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade negra e sua participação nas questões ambientais referentes à beleza e ao bem-estar. https://www.instagram.com/uso.eboni/ ● Minha Cesta, da empreendedora Roseane Moreira – a Minha Cesta é uma startup de Impacto Social que visa reduzir as dificuldades para conectar quem pode doar àqueles que mais necessitam receber cestas básicas, prezando pela segurança, transparência e comodidade. Além disso, também promove cursos e treinamentos para dar oportunidades de independência financeira para os beneficiados. https://www.instagram.com/minhacesta_app/ ● Fazer Orçamento, do empreendedor Irwin Gomes – a Fazer Orçamento é um software de propostas comerciais voltado para autônomos e microempreendedores brasileiros. O programa permite que os profissionais tenham um controle fácil da própria empresa e possam vender seus serviços com mais confiança. https://www.instagram.com/fazerorcamento/ ● Afrosaúde, do empreendedor Igor Leo – startup que desenvolve soluções em saúde com objetivos sociais e organizacionais, com atenção especial à população negra. https://www.instagram.com/afrosaude/ ● Alfabantu, da empreendedora Odara Délé – empresa que atua na área de educação e tecnologia, tendo como principal objetivo fomentar o diálogo e a troca de experiências entre Brasil e África, por meio da língua portuguesa e do kimbundu. Com o intuito de desenvolver e criar produtos e serviços que promovam a educação, a empresa vem consolidando diversas ações ao longo do tempo. https://www.instagram.com/alfabantu/ ● Edumi, da empreendedora Gabrielle Rodrigues – uma startup de impacto social que capacita jovens de baixa renda para o mercado de tecnologia e cria pontes entre os dois por meio do aprendizado em análise de dados, treinamento de competências socioemocionais e mentoria com pessoas do mercado. https://www.instagram.com/edumioficial/ ● Parças, do empreendedor Alan Almeida – EdTech de Impacto Social que atua no apagão técnico de TI -termo utilizado para falar do excesso de vagas e falta de mão de obra na área-, a Parças forma novos desenvolvedores provenientes de periferias e favelas e egressos de medidas socioeducativas. https://www.parcas.com.br/ ● Infill, do empreendedor Lucas Lima – a Infill nasceu da ideia de fazer uma fábrica de impressoras 3D no Complexo do Alemão, bairro que abriga um conjunto de comunidades na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, tendo assim um produto de tecnologia made in favela. https://www.instagram.com/infillrj/ ● Ecociclo, da empreendedora Adriele Menezes – EcoCiclo é uma startup que opera um marketplace com foco em sustentabilidade e tecnologia. A plataforma utiliza inteligência de negócios para impulsionar as vendas de produtos sustentáveis produzidos por mulheres empreendedoras. Além disso, a EcoCiclo se destaca por educar mulheres empreendedoras em modelos de negócios escaláveis, capacitando-as através da tecnologia. https://www.instagram.com/ecociclooficial/ ● BeeTo Soluções Digitais, da empreendedora Pâmela Cavalcante – startup de automatização de processos que oferece sistemas personalizados para empresas, auxiliando na tomada de decisões estratégicas com a criação de indicadores e dashboards para análise de dados. Com o empreendedorismo de impacto social como essência, atua promovendo a empregabilidade de jovens periféricos e mulheres no mercado de tecnologia. https://www.instagram.com/beetobrasil/

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