Durante toda a semana, o governo de Belo Horizonte promove a 3ª Semana de Cinema Negra. São mais de 70 filmes internacionais, que contam a história dos cinemas africanos e o diálogo com a população, e nacionais contemporâneos realizados em 2022 e 2023. O festival também conta com oficinas, debates e homenagens a grandes nomes do audiovisual.
Em sua terceira edição, o festival vai acontecer de forma híbrida, com sessões presenciais Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes e no Cine Santa Tereza. Já alguns filmes brasileiros estarão disponíveis nas salas de exibição e na plataforma Cine Humberto Mauro Mais.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
Nesta edição, os filmes estão divididos em temas: Cinemas Africanos contam suas histórias; 50 Anos de Touki Bouki, Celebrando o Cinema de Djibril Diop Mambéty; Cine-Escrituras Pretas; Cinema Negro e Experimental com Crystal Z Campbell; Sessão Homenagem Maria José Novais Oliveira; 5 Anos de Ponta de Anzol; e Ibejis (Infantil).
Para a idealizadora, Layla Braz, o festival tem como missão criar um espaço de construção de memória que ultrapassa as salas de cinema. “Eu sempre cito a frase de Girish Shambu ‘o mundo é maior e vastamente mais importante do que o cinema’. A gente se utiliza do cinema para alcançar as pessoas e ajudá-las a visualizar diversas formas de existir”.
Um dos destaques do festival, é a homenagem à atriz Ruth de Souza, que faleceu em 2019 aos 98 anos. Na quinta-feira (14) será exibido “Diálogos com Ruth de Souza”, da diretora Juliana Vicente. Logo depois da exibição, acontecerá um debate com as curadoras Cecília Godoi e Rayanne Layssa. “Ruth com seu talento e genialidade quebrou barreiras e construiu uma estrada por onde Juliana Vicente e tantas outras passaram e continuam passando”, comentou a curadora Rayanne.
Outra homenagem é para a produtora mineira Ponta de Anzol Filmes, que completa cinco anos de existência A produtora possui destaque no cenário nacional com seus curtas-metragens e já participou de diversos festivais nacionais e internacionais além de prêmios como BFI Flare: London LGBT Film Festival, Festival de Gramado, Festival de Brasília e Janela Internacional de Cinema do Recife. Em comemoração, será estreado o curta Ramal, de Higor Gomes e que foi premiado como melhor Curta-Metragem no festival Olhar de Cinema em Curitiba.
A Semana de Cinema Negra acontece até o dia 17 de setembro com toda a programação gratuita. A programação completa pode ser conferida no site.
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes