A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta terça-feira, 5, a lista com os seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024.
Entre os títulos, quatro são protagonizados por pessoas negras: “Nosso Sonho”, com Juan Paiva e Lucas Penteado, “Noites Alienígenas”, com Gleici Damasceno, “Estranho Caminho” com Carlos Francisco e “Pedágio” com Kauan Alvarenga. Os filmes “Retratos Fantasmas” e “Urubus” também integram a lista.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e a eleição será realizada em dois turnos. No dia 12 de setembro, terça-feira, será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar.
Entre os membros da Comissão de Seleção deste ano, está o Gabriel Martins, diretor do filme “Marte Um”, selecionado pela Academia para representar o Brasil no Oscar 2023, o cineasta Estevão Ciavatta, pesquisadora e curadora audiovisual Tatiana Carvalho Costa, entre outros.
Leia mais sobre os filmes protagonismo negro abaixo:
Nosso Sonho
O filme irá acompanhar a trajetória que pouca gente conhece, desde as dificuldades em família até a fama nacional da dupla Claudinho e Buchecha, protagonizado por Lucas Penteado e Juan Paiva. A estreia nos cinemas de todo o Brasil será no dia 21 de setembro.
Noites Alienígenas
Rivelino (Gabriel Knoxx), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo) são três amigos de infância e da periferia que se reencontram na cidade de Rio Branco em um contexto trágico de chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia. Disponível na Netflix.
Pedágio
Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. O longa ainda não teve o trailer e a data de estreia nos cinemas divulgada.
Estranho Caminho
Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer. O longa ainda não teve o trailer e a data de estreia nos cinemas divulgada.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil