Como crescer no mercado de tecnologia?

Texto: Kelly Baptista

Um estudo realizado pelo Google mostrou que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia da informação (TI) até 2025. A escassez vem em meio à crescente demanda e à ausência de perfis com mais experiência, entre outros fatores.

O relatório do Google foi produzido em parceria com a Associação Brasileira de Startup (Abstartups) e indicou que, todos os anos, cerca de 53 mil profissionais de áreas de tecnologia da informação se formarão entre 2021 e 2025.

Este mercado está em constante e acelerada evolução, o que torna o setor bastante desafiador para os profissionais. Por isso é crucial estar sempre atualizado com as tendências, ferramentas e linguagens de programação para atender as exigências do mercado e lidar com soluções e sistemas inovadores. 

Quando damos um zoom neste setor, conseguimos perceber uma diferença ainda maior. A forma que mulheres negras por exemplo são afetadas nestes contextos as impede de se reconhecer nos produtos como consumidoras ou até mesmo serem criadoras, essa invisibilidade que a princípio parece inofensiva,  é mais uma forma de segregar pessoas negras.

Embora representem quase 30% da população, as mulheres pretas ainda são minoria nas empresas de tecnologia do Brasil e ocupam apenas 11% dos cargos no setor. Os dados estão compilados em pesquisa divulgada pela Iniciativa PretaLab, que aponta questões estruturais na base do problema.

É importante ressaltar que existem esforços contínuos de várias iniciativas para impulsionar a diversidade dentro do mercado, nos últimos anos têm surgido coletivos e grupos com o objetivo de atrair, capacitar e servir de rede de apoio e networking para que mais mulheres negras optem por uma formação e carreira em tecnologia. 

Pensando nisso e por atuar na área de educação e tecnologia, pensou em algumas dicas para profissionais da área em diferentes estágios de crescimento.

Tenha foco e disciplina no seu método de estudo:

A área de tecnologia da informação tem diversas áreas de atuação, então é importante você escolher uma área e se aprofundar, é necessário criar a sua marca, para ser reconhecido neste espaço. Frequentemente esta área oferece diversos formatos de eventos, participe e busque se aprimorar e contar sobre isso para o mercado. 

Tenha mentores:

Busque mentores ou profissionais mais experientes na área de tecnologia que possam orientá-lo na carreira, é importante termos pessoas um ou mais degraus acima para nos orientar no planejamento de novos caminhos, e entender onde podemos nos aprimorar, isso nos ajuda também a nos fortalecer e cometer menos erros. 

Seja flexível:

O mercado valoriza profissionais que tragam soluções e inovações, trabalhe suas habilidades em especial a de enfrentar os desafios que virão, saia da sua zona de conforto e se fortaleça para alçar novos voos.  

 Entenda o negócio:

Além das habilidades técnicas, é importante entender o negócio ou a indústria em que você está trabalhando. Isso pode ajudá-lo a tomar melhores decisões técnicas e a entender melhor as necessidades dos seus usuários ou clientes.

Cuide de sua saúde mental: 

A tecnologia pode ser um campo estressante. É importante cuidar de sua saúde mental e garantir que você esteja tirando tempo para relaxar e desestressar.

*Kelly Baptista Gestora Pública, diretora executiva da Fundação 1Bi, mentora, membro da Rede de Líderes Fundação Lemann e conselheira da Cruzando Histórias, Despertar  e CMOV.

Comments