A Fundação Palmares está com inscrições abertas para a 3ª edição do Prêmio Palmares de Arte que vai premiar projetos culturais afro-brasileiros. As inscrições se encerram no dia 3 de agosto.
Serão premiadas 40 iniciativas de artistas afro-brasileiros, membros de comunidades quilombolas certificados pela instituição e pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, preferencialmente em áreas de vulnerabilidade social. O prêmio para cada artista é no valor de R$ 15.000,00.
O concurso é dividido em quatro categorias: Artesanato, Música, Dança e Leitura, Escrita e Oralidade. O prêmio foi lançado no dia 16 de julho de 2023 pelo Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira (DFP).
Segundo o comunicado oficial, o objetivo da premiação é “continuar proporcionando o fortalecimento do imaginário positivo relacionado às questões afro-brasileiras perante à sociedade; o fomento às manifestações culturais afro-brasileiras principalmente em tempos de crise e o auxílio à manutenção das expressões culturais nos quilombos.”
Para se inscrever é preciso preencher um formulário no site oficial da Fundação Palmares, que pode ser encontrado em “Acesso à Informação”, “Editais” e depois “Editais Abertos e Em Andamento”. Ou clicando aqui.
O candidato só pode se inscrever em apenas uma categoria e caso se inscreva na mesma categoria mais de uma vez só a última inscrição será considerada. Caso o candidato se inscreva em mais de uma categoria ele será automaticamente eliminado das duas.
Inscrições na categoria artesanato precisam ser enviadas por foto. Enquanto as outras categorias, música, dança ou leitura, escrita e oralidades, devem ser enviadas por vídeo. Todos os arquivo devem ser enviados com qualidades.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil