Apresentadora do II Fórum Pacto das Pretas, Isabel Fillardis reforça a importância da união de mulheres negras no setor corporativo

Entre as novidades que o segundo Fórum Pacto das Pretas traz esse ano, uma delas é a atriz e ativista Isabel Fillardis como apresentadora do evento, que acontece no dia 25 de julho no Teatro Sesi, em São Paulo. Fillardis, que é embaixadora do Pacto Pela Equidade Racial, falou ao Mundo Negro sobre a importância da presença de mulheres negras no mercado corporativo: “É de suma importância para a diversidade e para a própria economia da empresa”.

Ela conta que foi convidada a participar da primeira Conferência ESG Empresarial realizada pelo Pacto de Promoção da Equidade Racial no ano passado, no mês de novembro. Durante os dois dias de evento, líderes e representantes do setor privado e público se reuniram para discutir o trabalho do Pacto. O objetivo era apresentar o funcionamento do Pacto, que oferece às empresas filiadas a oportunidade de implementar o protocolo ESG com um viés racial. Isabel destacou a importância desse trabalho, que busca promover a ascensão de pessoas negras a cargos de liderança ou em vias de alcançá-los.

“A atuação do Pacto Pela da Equidade Racial é fundamental, principalmente no setor privado e empresarial, onde os líderes majoritariamente são homens e mulheres brancos. Se não promovermos essa conscientização e não tomarmos medidas concretas, levará muito tempo para que as pessoas negras ocupem cargos de liderança. Por isso, fiquei feliz em ser convidada para ser porta-voz desse trabalho sério e grandioso”, disse Isabel.

Em 2023, Isabel Fillardis será apresentadora e mediadora do II Fórum Pacto das Pretas, que discute e busca promover a presença de mulheres negras no setor corporativo, especialmente em papéis de liderança. O tema deste ano é  “Investimento Privado: Uma estratégia de Transformação Social da Mulher Negra”. 

Ao comentar sua participação, a atriz ressaltou a importância da união das mulheres negras no setor e reforçou que sua contribuição para que isso aconteça está entre seus propósitos. “A gente se sente tão poderosa, a gente se sente pertencente, se sente fazendo parte de um propósito e esse é um dos meus propósitos”.

Fillardis também falou sobre as expectativas relacionadas ao Pacto das Pretas e reforçou a importância de uma educação de qualidade e acessível para que pessoas negras tenham a chance de competir nos espaços corporativos. “Vamos abordar uma pauta sobre educação que eu tenho certeza que é onde a gente também precisa atuar. A gente precisa cuidar da educação dos nosso meninos e nossas meninas com qualidade para que eles tenham chances em pé de igualdade na hora de lutar por uma vaga de trabalho. A gente precisa chegar nesse lugar. É o ideal a longo prazo. É óbvio que a gente sabe, o racismo ainda está longe de acabar, mas é nosso objetivo. A gente chegar e poder disputar uma vaga em pé de igualdade.”, reforça.

Confira a programação completa da segunda edição do Fórum Pacto das Pretas no site. (CLIQUE AQUI).

 

Comments