Entre os dias 16 a 25 de junho o Sesc São Paulo recebe a 7ª edição do CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, uma experiência circense com produções nacionais e internacionais. Pela primeira vez, o festival vai contar com a presença de espetáculos de artistas de Togo, Guiné. Ao todo serão 40 atividades, sendo 21 espetáculos, e mais intervenções, vivências, oficinas, mesas de discussão, instalação interativa, lançamento de livro e encontro de programadores.
A programação vai contar com 10 apresentações internacionais, sendo seis estreias mundiais e quatro nas Américas, e mais 11 nacionais. A companhia Circus Baobab, de Guiné, abre o CIRCOS 2023 com números acrobáticos coletivos em Yé! – Água. O grupo guineense aborda temas como disputa por água, questões ambientais, violência de gênero, corrupção e desigualdade social em suas apresentações.
Notícias Relacionadas
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
A companhia de Togo, Cia Afuma, apresenta a tradição togolesa em Edukikan – Coração Valente. Um espetáculo para todas as idades com pernaltas que se equilibram em pernas de pau de mais de três metros de altura ao som de ritmos típicos.
Além dos dois países africanos e grupos nacionais, o festival conta com a presença de produções da Alemanha, Argentina, Bélgica, China, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru, Uruguai e Hungria, que também estará pela primeira vez.
O CIRCOS tem como objetivo trazer “um panorama multifacetado da produção circense contemporânea” no mundo e no Brasil. Para o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o festival traz uma experiência de diversidade e representatividade. “Assim, o CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo apresenta um panorama diversificado, dialogando com a importância da diversidade e da representatividade de povos e culturas em suas apresentações, corroborando assim para uma sociedade verdadeiramente mais justa e democrática”, comenta Miranda.
Serão 12 unidades da capital e Guarulhos que vão receber os espetáculos: 24 de maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Campo Limpo, Consolação, CPF – Centro de Pesquisa e Formação, Guarulhos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana e Vila Mariana.
A programação completa e ingressos estão disponíveis no site circos.sescsp.org.br/. Os ingressos também podem ser adquiridos presencialmente nas bilheterias.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo