Em parceria com a Nivea, o Instituto Das Pretas, por meio do projeto Escola de Elisas, lançou a cartilha de educação antirracista e letramento racial, na noite desta quarta-feira (24), em Vitória, (ES), com a presença de mães, avós, tias e responsáveis por crianças negras e não-negras, além de jornalistas, influenciadoras e educadoras negras. (Baixe aqui)
“A cartilha é para formar pessoas adultas. Ela não é a solução para os problemas, mas é uma ferramenta para auxiliar nesse processo. Para responsáveis e cuidadores que querem começar, mas não sabem por onde. Ou para pessoas que já estão no caminho e querem dar continuidade e conhecem alguém com alguma dificuldade e querem lhe indicar [a leitura]”, explicou Luana Loriano, diretora e Head de Educação do Das Pretas.
Notícias Relacionadas
7 em cada 10 meninos negros querem aprender como tratar meninas e mulheres com respeito, diz pesquisa
65% das crianças em situação de trabalho infantil no Brasil são pretas ou pardas, diz IBGE
Criada em 2022, a Escola de Elisas é um projeto que tem como objetivo o letramento racial e de futuros de meninas negras de 8 a 12 anos por meio da literatura, e agora também propõe a cartilha como uma importante ferramenta neste processo.
“Eu gosto da proposta da cartilha como uma ferramenta facilitadora. Ela não tem a pretensão de resolver todos os nossos problemas sobre letramento antirracista, mas chama as pessoas para participarem. Lembrando que a gente tem o compromisso de letrar o outro, como a gente tem o compromisso de letrar nesse espaço plural e colaborativo. É um chamado para reconhecermos as nossas humanidades, falar de negritude, mas também puxar a orelha e falar de branquitude”, explica a CEO do Instituto das Pretas, Priscila Gama.
Pela garantia da promoção de uma educação antirracista para crianças, a Nivea se comprometeu a investir com 100% dos lucros das vendas da edição especial do Nivea Creme #OToqueQueTransforma para a Escola de Elisas. Os cremes de lata, já se encontram disponíveis para venda em todo o país, com quatro versões de ilustrações e mensagens, como “Você é importante”, “Estamos juntos nessa”, “Eu te amo” e “Conte sempre comigo”.
“É um material muito rico e necessário para conversarmos com as nossas crianças. Fiquei muito honrada em assinar o posfácio desse material”, disse Edinalva Souza, analista de Finanças da Nivea e integrante do Grupo de Afinidade Abrace Nossa Cor, um coletivo interno com colaboradores de diversas áreas. “Quando a empresa se envolve, investe e realmente faz, a gente consegue ver a diferença no dia-a-dia, nas pessoas. É um cuidado além da pele”.
Para a líder da Agenda de Propósito da Nivea, Ligia Annunziato, todas essas ações fortalecem as crianças para um futuro melhor. “A gente parte das crianças e amplia agora para mães e cuidadoras. Então a gente leva letramento [racial], leva conhecimento, para que tenha mais respeito, que as crianças cresçam com autoestima”, diz.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo