Com diversidade nos tons de peles negras e design único e agênero, a grife baiana Dendezeiro, assinada pelos designers Hisan Silva e Pedro Batalha, apresenta na sexta-feira (26) a coleção “Cor de Pele”, na 55ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), no Komplexo Tempo, em São Paulo.
“Cor de Pele” traz uma pesquisa extensa dos dois designers baianos e apresenta a diversidade e beleza de corpos negros de diferentes tonalidades, traços e características. Para Hisan Silva, o projeto é uma forma de transformar a diversidade em poesia e poder.
“Falar sobre diversidade toca diversas camadas da nossa sociedade. Hoje, todos os caminhos na conquista da liberdade partem do pressuposto de que o mundo não é inclusivo e a diversidade é para além de um status, é resistência. ‘Cor de Pele’ nasce como um projeto de emancipação, buscando transformar a diversidade em poesia e poder. Essa pluralidade é o que forma o Brasil”, explica Hisan.
Este é o terceiro ato de “Cor de Pele”, que ganhou vida em 2019 junto com a marca, e depois o segundo ato, em 2021, com um fashion film apresentado na Casa de Criadores.
Unindo a alfaiataria e o streetwear, a DND tem como missão se consolidar no mundo da moda quebrando padrões da branquitude. A grife baiana considera que identidade e inclusão fazem parte de seu DNA, não é atoa que além dos diferentes tons de pele o casting conta com pessoas plurais, como Majur, Liniker e os ex-BBBs Pocah, e o ator Gabriel Mosca.
Para a grife, a moda precisa ser representativa e mostrar que a maioria dos corpos da população brasileira tem referências e características próprias. “A cor de pele é um projeto de pesquisa da Dendezeiro que celebra a diversidade de tons de pele, não de uma maneira romântica, mas buscando trazer um novo imaginário para pessoas negras, indígenas, racializadas, sobre sua auto percepção do seu corpo e da sua cor”, destaca Pedro Batalha.
Para apresentar a pluralidade dos corpos negros na 55ª edição do SPFW+, que tem como tema “Origens”, a Dendezeiro se apresenta com uma colaboração com a marca Havaianas. A collab “Havaianas <3 Dendezeiro” une a brasilidade cultural da marca Havaianas com o projeto “Cor de Pele”.
“Havaianas é uma marca que se orgulha de estar ao lado de designers promissores que representam tão bem a moda brasileira. A collab Havaianas <3 Dendezeiro – Nossas cores valoriza nossa terra, nosso povo, nossas cores e dá voz à cultura nordestina e inspira as pessoas a se orgulharem de suas raízes. É uma maneira genuína de celebrar a representatividade e mostrar ao mundo que, se existe algo que nunca sai de moda, é a nossa brasilidade”, disse Mariana Rhormens, diretora de marketing da Havaianas Brasil.
“Cor de Pele” estreia nas passarelas da SPFW e lança o filme inédito da coleção na próxima sexta-feira às 19h, no Komplexo Tempo.
Notícias Recentes
Kendrick Lamar surpreende fãs com o lançamento de novo álbum
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP