Na última quarta-feira, 24 de maio, durante o São Paulo Fashion Week (SPFW), as marcas Isaac Silva Brand e Quilombolas de São Lourenço lançaram, com exclusividade, uma colaboração única durante o desfile da estilista, a coleção de bolsas “Água Viva”, desenvolvidas artesanalmente, com conchas e linhas coloridas, similares às tradicionais utilizadas para pesca artesanal. As peças puderam ser vistas durante o desfile “Banho de Axé”, que aconteceu na Ocupação 9 de Julho, em São Paulo.
A colaboração entre as Quilombolas de São Lourenço e a estilista Isaac Silva é resultado do projeto Entrelinhas, idealizado e realizado pelo Instituto C&A. Esse projeto tem como objetivo promover o intercâmbio cultural no segmento da moda, conectando marcas brasileiras com trajetórias, produções e públicos diferentes. Além de refletir a riqueza da diversidade cultural brasileira.
Notícias Relacionadas
Ator se inspirou no Rio, praia e memórias afetivas para coleção que será lançada em NY
Instituto C&A oferece capacitação em fotografia mobile para empreendedores negros da moda
As bolsas foram confeccionadas utilizando a técnica ponto de rede de pesca, elas são compostas por Fio Romi, uma fibra vegetal, e adornadas com mariscos redondinhos e búzios nas cores cru e preta. Cada bolsa é uma obra de arte que expressa a ancestralidade e a diversidade cultural do povo afro-brasileiro.
Cecília Gouveia, uma das representantes das Quilombolas de São Lourenço, destacou a importância dessa colaboração para pequenas marcas e afroempreendedores. “É algo de grande importância para nós, pequenas marcas, que estamos no mercado para mudar o cenário da moda, aderindo práticas mais sustentáveis, dinâmicas e artesanais. Tudo fluiu muito com a Isaac porque nós já tínhamos algumas ideias e ela também, então, conseguimos entrelaçar isso e criar algo bem bacana em coletivo”.
Isaac Silva, por sua vez, enfatizou a força da ancestralidade em suas criações e destacou a importância de promover a diversidade e a autenticidade no mundo da moda. “Acredito muito na força da ancestralidade, algo que tento trazer em todas as minhas criações, e essa parceria ocorre de forma muito alinhada com meus ideais, com o que eu almejo para o mundo da moda: diversidade e autenticidade. Tivemos muitas trocas importantes nos últimos meses e acredito no potencial de nossa força juntas”.
As Quilombolas de São Lourenço, marisqueiras e artesãs de Goiana, no interior de Pernambuco, têm desempenhado um papel fundamental na preservação da cultura local por meio da criação de arte para ser vestida desde 2011. Utilizando conchas e linhas coloridas, elas costuram a tradição das redes de pesca artesanal da região em cada peça, fortalecendo a economia circular de sua comunidade.
As bolsas da collab entre as Quilombolas de São Lourenço e Isaac Silva estarão disponíveis para venda nas lojas físicas e online da Isaac Silva Brand, com o valor de R$ 230,00 cada.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo