“UX Preto UX Branco”: designer cria curso voltado para experiência do usuário negro

A experiência do usuário da população negra na hora de comprar online está livre de racismo? A cor da pele tem influência no mundo digital? Foi pensando nisso que o designer Humberto Matos criou o curso “UX Preto UX Branco – A cor da pele, tem influência na experiência do usuário?”.

Humberto é formado em desenho industrial e atua há 12 anos como designer e criou o curso com o seguinte questionamento: a cor da pele influencia a compra no mundo digital?

 

“A pessoa negra faz compras no supermercado no digital e presencial, as duas experiências são diferentes… e mesmo no digital, acontece de termos problemas na validação biométrica, o scanner não reconhecer a cor da pele”, exemplifica Humberto.

Mas o que é UX? De forma simplificada, UX significa “User Experience”, ou Experiência do Usuário, em português. Essa área é responsável por garantir que um aplicativo, site ou outra plataforma consiga atender todas as demandas do usuário de forma simples e que ele tenha a melhor experiência.

Mesmo que não se discuta muito sobre, pesquisas apontam que há sim uma discriminação nas tecnologias e IA. O racismo algoritmo, nome dado para esse tipo de racismo no mundo tecnológico, acontece quando softwares de biometrias não reconhecem rostos negros ou quando efeitos de redes sociais não reconhecem ou clareiam as diversas tonalidades de peles negras.

Em uma entrevista para a Folha de S. Paulo, Tarcízio Silva, pesquisador e autor do livro “Racismo Algorítmico: Inteligência Artificial e Redes Digitais”, disse que não há neutralidade nas tecnologias. “É preciso quebrar o paradigma de que as tecnologias são neutras.”

O cronograma é dividido em três módulos: “UX Experiência do Usuário”, “A cor da pele tem influência na experiência do usuário?” e “UX Antirracista”. Cada módulo tem uma média de 30 minutos.

O curso está disponível na Hotmart e a matrícula pode ser feita clicando aqui.

 

Comments