Por que falar sobre salário é sempre um tabu?

Por Kelly Baptista

Falar sobre salário é considerado um tabu no Brasil e em muitas culturas e ambientes de trabalho por várias razões, dificilmente alguém compartilha qual o valor do seu salário, quanto foi seu aumento e quanto recebeu de bônus.

Algumas das razões mais comuns incluem:

  1. Privacidade: Muitas pessoas consideram seu salário uma informação pessoal e privada, e podem se sentir desconfortáveis compartilhando essa informação com outras pessoas.
  2. Competição: Discutir salários pode levar a comparações e competição entre colegas de trabalho, o que pode criar um ambiente de trabalho negativo e prejudicar a colaboração.
  3. Desigualdades salariais: A discussão de salários pode revelar desigualdades salariais entre funcionários com cargos e responsabilidades semelhantes, o que pode levar a tensões e conflitos no local de trabalho.
  4. Insegurança: Alguns funcionários podem se sentir inseguros ou preocupados com a possibilidade de serem mal vistos pelos colegas ou pela gerência se compartilharem informações sobre seus salários.
  5. Normas culturais: Em algumas culturas, discutir dinheiro e salários é considerado rude ou inapropriado, o que pode contribuir para o tabu em torno do assunto.

Apesar dessas razões, falar sobre salários pode ser benéfico em alguns casos, como ajudar a identificar e combater disparidades salariais e promover a transparência no local de trabalho. No entanto, é importante abordar o assunto com sensibilidade e respeito às preferências e limites dos outros.

E não falar, pode ser muito prejudicial, principalmente para recém formados, negros, indígenas e mulheres. Como saber se seu salário está desvalorizado em relação aos demais profissionais ou se está na hora de buscar um aumento se a pessoa não faz ideia de até onde pode chegar? 

Segundo o IBGE, em 2020 a população ocupada branca recebia rendimento-hora superior à população de cor ou raça preta ou parda qualquer que fosse o nível de instrução. A maior diferença é na categoria superior completo, R $33,80 contra R $23,40, ou seja, 44,2% acima. Em média, a população branca ganha 69,5% a mais do que a negra.

É importante promover ambientes de trabalho inclusivos e justos, onde todos se sintam confortáveis para discutir questões relacionadas a salários e remuneração. A transparência e a comunicação aberta podem ajudar a combater as desigualdades salariais e a discriminação no local de trabalho, já que para nós  pessoas negras enfrentar desigualdades salariais em comparação com pessoas nao negras, pode levar a sentimentos de injustiça ou discriminação racial.

 

Comments