Estúdio abre inscrições para curso gratuito de animação digital aos jovens periféricos do RJ

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da formação gratuita em animação digital no Estúdio Escola de Animação (EEA), para jovens do Rio de Janeiro e Grande Rio (clique aqui). Com seis meses de duração, os alunos aprenderão na prática como produzir um curta metragem em animação 2D digital. As aulas são ministradas por profissionais de destaque do mercado. As inscrições encerram no dia 16 de abril e as aulas começam em junho.

Pensado para o público entre 16 e 24 anos, inclusive para jovens com deficiência, o projeto é destinado, principalmente, para os que estão em situação de vulnerabilidade social, baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. Além de ser gratuito, o curso também oferece ajuda de custo para o transporte e lanche aos alunos, para viabilizar a presença  nas aulas.

Em ascensão nos últimos 10 anos, com um aumento de 72%, o segmento de animação que conta com mais de 170 estúdios no país, segundo o Mapeamento da Animação no Brasil, tem ganhado cada vez mais evidência na TV, internet ou nas peças publicitárias.

Fruto de uma parceria entre Baluarte Cultura e Copa Studio, o EEA já inseriu mais de 40% dos jovens formados no mercado de trabalho, quando a média nacional de inserção em sua área de formação é 26%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, alguns desses trabalham para grandes estúdios, participando de projetos relevantes como o premiado desenho animado “Irmão do Jorel”, do Cartoon Network, dentre outros projetos.

A metodologia desenvolvida pelo programa oportuniza que os estudantes superem desafios criativos, solucionem problemas, façam a gestão de conflitos juntos e desenvolvam habilidades e competências primordiais em seus ramos de atuação.

As aulas são estruturadas por meio da simulação de um estúdio de animação profissional dotado de equipamentos e softwares necessários à aprendizagem. O curta produzido ao longo das aulas, será completamente autoral, desenvolvido em conjunto pelos alunos do roteiro à animação. “Entendemos a animação como forma de expressão, e o jovem que utiliza ideias, referências, formas e cores de forma organizada para contar uma história, sai na frente no processo seletivo”, afirma Zé Brandão, sócio-diretor do Copa Studio e diretor criativo do Estúdio Escola.

Comments