O Bloco Afro Angola Janga tem como objetivo enaltecer a beleza e a cultura afro-brasileira e promover a diversidade durante o Carnaval. Em 2023, celebrando 7 anos de existência, o tema do desfile será “Tecnologia tradicional e o futuro ancestral”, e o carnavalesco Lucas Jupetipe, responsável pela organização do desfile, está trabalhando arduamente para criar novas alegorias que misturam tradições antigas e novas tecnologias carnavalescas, prometendo surpreender o público presente no domingo de Carnaval, dia 19/02, a partir das 13h na Praça Rui Barbosa, localizada no Centro de Belo Horizonte.
O 6º cortejo do Angola Janga proporcionará ao público seis horas de apresentação cultural gratuita na capital mineira, com músicas autorais e releituras afro-brasileiras, além de dança, performances, alegorias manipuláveis, entre outras. Uma experiência catártica entre reconhecer perdas, honrar memórias e celebrar o futuro ancestral, com tecnologias repassadas por gerações entre o povo negro. O objetivo do bloco é tornar o Carnaval um espaço mais inclusivo e plural, celebrando a cultura afro-brasileira e encantando o público com sua criatividade.
Notícias Relacionadas
Cansada de cozinhar sozinha, mãe solo opta por Natal tranquilo só com os filhos, longe da casa dos pais
Maria Bomani é indicada ao Prêmio APCA por atuação no longa “Bandida – A Número 1”
O Bloco Afro Angola Janga é uma agremiação de Belo Horizonte que tem como objetivo empoderar e emancipar o povo negro por meio de suas práticas e repertórios musicais. Seu show musical é uma verdadeira mistura de ritmos, indo desde o “axé” até o funk, passando por diversos estilos da produção musical negra antiga e recente, tais como samba reggae, ijexá, samba afro, funk de protesto, hip hop, pagodão baiano e ritmos típicos de Minas Gerais. Com uma estética e energia inesquecíveis, o bloco celebra a cultura negra e proporciona uma experiência musical única para o público que o acompanha.
O bloco foi fundado em 2015 por Nayara Garófalo e Lucas Jupetipe e teve como objetivo a necessidade de enegrecer e periferizar a, então, nova onda de carnaval que surgia em Belo Horizonte. O Angola Janga nasceu pequeno, com 8 integrantes, mas desde sempre apresentou uma energia que conquistou cada vez mais membros e seguidores ainda em seu primeiro ano. O Cortejo do Bloco Afro Angola Janga é um evento realizado há seis anos, no domingo de Carnaval, como ferramenta de promoção da cultura afro-brasileira, por meio do resgate e afirmação de ritmos, estéticas, espiritualidades e conhecimentos assentados nas experiências negras brasileiras, especialmente, no solo da capital mineira: Belo Horizonte.
Serviço:
Cortejo: Tecnologia Tradicional e o Futuro Ancestral: 6º Cortejo de Carnaval do Bloco Afro Angola Janga.
- Data: 19/2/2023 (Domingo de carnaval).
- Horário: Concentração: a partir de 11h, na Praça Rui Barbosa.
- Saída do cortejo: 13h em direção à Avenida Amazonas com Tamoios.
Notícias Recentes
Melhores séries com protagonismo negro de 2024
Com que vinho eu brindo? Harmonizações que surpreendem e encantam no seu Réveillon