O Festival do Clube de Criação chega a sua 10ª edição e acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro no Memorial da América Latina, em São Paulo. Durante os dois dias, haverá palestras e mesas de debates, bem como shows, exposições interativas, revisão de portfólios e ativações de marcas. O aguardado evento volta a ser presencial e ocupará o mesmo espaço onde aconteceram as duas primeiras edições, em 2012 e 2013.
Com curadoria da jornalista Laís Prado, o Festival do Clube receberá profissionais do mercado publicitário brasileiro e internacional, além de nomes ligados a temas como equidade racial, diversidade, sustentabilidade, música, cinema, televisão e outras áreas que integram a chamada economia criativa. A programação envolve mais de 100 convidados em 60 painéis, distribuídos em três salas de conteúdo que rodarão simultaneamente.
O evento será aberto por Joana Mendes, presidente do Clube de Criação e líder da Chapa Preta, eleita para comandar a entidade em outubro do ano passado.
“Eu espero que seja um momento de reencontro e retomada. O Festival do Clube faz 10 anos e sempre foi aquele lugar pra gente ver de perto nossas maiores referências, reencontrar amigos de longa data e compartilhar visões de futuro. Pela primeira vez na história, o Clube tem à sua frente pessoas negras como diretoras, vice-presidente e presidente. A nossa ideia é que também consigamos trazer diversidade além das caixas que são impostas e que pessoas negras e de outros grupos minorizados não discutam apenas diversidade, mas uma gama diversa de assuntos”, diz a presidente do Clube.
O público poderá comprar ingressos para assistir ao evento on-line ou presencial, com valores a partir de R$99,50. Veja programação aqui.
Confira os convidados:
Do mercado internacional, estão confirmados Vann Graves, reitor da Cannes Creative Academy e diretor executivo do VCU Brandcenter (Universidade da Pensilvânia), Craig Barron, diretor de criação da Magnopus, de Los Angeles, e ganhador do Oscar de Efeitos Especiais pelo longa-metragem O Curioso Caso de Benjamin Button, o criativo argentino Pablo del Campo, da Del Campo Global, entre outros.
Entre os nomes brasileiros, estão Paulo Vieira, Maah Lopez, Mafoane Odara, KondZilla, Edivan Fulni-ô, Rene Silva, Renata Tupinambá, Bruna Braga, Renata Hilário, Adriana Barbosa, Ricardo Silvestre, Maria Gal e muitos outros.
O humorista Paulo Vieira vai conduzir o bate-papo “Meninas Super Poderosas x Menino Super Poderoso”, que contará com participações das comediantes Ane Freitas, Arianna Nutt, Bruna Braga e Nathália Cruz.
Em “Necropolítica e biopoder: os mecanismos de controle sustentado s na diferença racial”, o jornalista Rosenildo Ferreira (Papo Reto) comandará um debate com Bruno Paes Manso (jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP e autor de A República das Milícias, A Ascensão do PCC, O Mundo do Crime no Brasil), Cleifson Dias Pereira (professor de direito e pesquisador da UFBA), Nathália Oliveira da Silva (cofundadora do Instituto Nova Política sobre Drogas) e Rene Silva (editor-chefe da Voz das Comunidades).
“Povos originários: desconstruindo a invisibilidade”: Edivan Fulni-ô (cantor e compositor), Katú Mirim (rapper, ativista, atriz e criadora de conteúdo) e Mateus Werá (ativista guarani, fotógrafo e comunicador do Coletivo Mídia Índia). A mediação será conduzida pela jornalista Renata Tupinambá.
Da conversa sobre diversidade, cujo título é “Expressão reconhecimento, visibilidade”, participarão Ana Hikari (atriz), Gabe Maruyama (diretora de cena do Angry Duo), Milena Satyro (CEO da Única Design e fundadora do projeto Uma Questão de Pele), Nico Mascarenhas (diretor de cena da Iconoclast) e Raquel Virginia (fundadora da consultoria Nhaí). O mediador será Ricardo Silvestre (CEO e fundador da Black Influence).
Konrad Dantas, conhecido artisticamente como KondZilla, fundador e diretor de criação da KondZilla Filmes, será entrevistado por Tatiana Tsukamoto, diretora de criação da Creative Works/Google Brasil.
Entre as atrações com foco em tecnologia está a mesa “Inteligência artificial: é preciso quebrar o algoritmo”, que reunirá um time poderoso: Amanda Graciano (sócia e head de corporate relation da Fisher Venture Builder), Caio Gomes (chief data & analytics officer do Yape), Celso Oliveira (professor e diretor executivo do Aqualtune Lab) e Mariana Gomes (idealizadora e cofundadora da Conexão Malunga), com mediação de Ian Black (co-CEO e partner da New Vegas).
“Letramento racial: desconstruindo comportamentos naturalizados” é o tema de outro painel que não dá para perder, mediado por Regina Augusto, diretora executiva do Cenp, que contará com as participações de Cíntia Pessoa (diretora de RH da Publicis Brasil), Maria Gal (atriz e apresentadora do programa Preto no Branco), Tânia Regina Pinto (editora do site Primeiros Negros) e Viviane Pepe (diretora de comunicação da Avon/Projeto Divas).
Caio Franchi, executive creative director do Google; Fabio Mozelli (diretor de criação da DPZ), Fernanda Grams (diretora de conteúdo e estratégia da Africa) e Luciana Bazanella (cofundadora da White Rabbit) estarão no painel “Slow content, porque é hora de desacelerar”.