O Kwanzaa surgiu nos EUA para ajudar os afro-americanos a lidarem com a opressão em tempos de luta pelos direitos civis. Como 2016 foi um ano tão difícil, que tal trazer um pouco dos rituais dessa celebração para sua casa?
Pontos importantes: reunião da família, de amigos e da comunidade, reverência ao criador e à criação e reafirmação dos compromissos de respeitar o ambiente e “curar” o mundo, a comemoração do passado honrando os antepassados, a renovação dos compromissos com os ideais culturais mais altos da comunidade como a verdade, justiça, respeito às pessoas e à natureza, o cuidado com os vulneráveis e respeito aos anciões. A celebração do “Bem da Vida” que é um conjunto de luta, realização, família, comunidade e cultura
A cada dia uma vela de cor diferente deve ser acesa num altar onde são colocadas frutas frescas, uma espiga de milho por cada criança que houver na casa. Depois de acesa a vela, todos bebem de uma taça comum em reverência aos antepassados, e saúdam com a exclamação “Harambee”, que tanto significa “reúnam todas as coisas” como “vamos fazer juntos”.
Notícias Relacionadas
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Brega funk, futebol de várzea e turismo de favela pelos olhos de diretores negros
A grande festa é a de 1 de janeiro, quando há muita comida, muita alegria e onde cada criança deve ganhar três presentes que devem ser modestos: um livro, um objecto simbólico e um brinquedo.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil