A Sony Music Brasil, em parceria com o ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), anuncia o lançamento do mini documentário ‘Vozes e Tons DOC’. A obra visual, que faz parte de um amplo projeto de potencialização, tem o objetivo de destacar a importância da cultura negra para as novas gerações.
Em formato de série, serão disponibilizados, semanalmente às quartas-feiras (12h) , a partir do dia 29 de junho, dentro do canal Filtr Brasil no Youtube, episódios que expressam a importância da cultura negra, sobretudo na indústria fonográfica. A produção resgata referências ancestrais e propõe debates pautados nas vivências, percepções e experiências de cantoras e cantores negros, além de empresários da economia criativa, representantes das gravadoras Sony Music Brasil, Som Live e do Instituto de Identidades do Brasil.
Notícias Relacionadas
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres
Em dia de eleições nos EUA, Beyoncé lança clipe “Beywatch”, homenageia Pamela Anderson e incentiva voto
O mini documentário conta com o depoimento de 13 pessoas negras da indústria, incluindo nomes como Rennan da Penha, Rebecca, Sandra de Sá e Alexandre Carlo. Cada episódio da obra possui uma temática única, buscando celebrar a cultura negra na indústria da música. Entre os temas retratados estão as primeiras conexões com a arte, as dificuldades de hackear o sistema fonográfico e, acima de tudo, as vozes que são inspiração para um futuro melhor.
De acordo com Cristiane Simões, Vice Presidente Marketing e Promoção da Sony Music Brasil, o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos e todos os acontecimentos que ganharam destaque na mídia internacional, incluindo o movimento o #BlackoutTuesday, de 2 de junho de 2020, foram essenciais para que as práticas antirracistas da empresa partissem para ações afirmativas concretas.
“Foi aí que, em conjunto com o time da Sony, veio a ideia do Vozes e Tons. O objetivo é enaltecer a cultura negra através de vídeos que contam as histórias da carreira de grandes compositores como Pretinho da Serrinha e cantoras como Sandra Sá, além de depoimentos de executivos que moldaram este mercado, mas que são pouco conhecidos pela nova geração”, comenta Cristiane.
Projeto Vozes e Tons
O ‘Vozes e Tons DOC’ faz parte da segunda fase do grande projeto de mesmo nome da Sony Music Brasil. A ação é composta por três frentes: pela websérie ‘Vozes e Tons Inspiram’, pelos grafites em pontos turísticos do Rio de Janeiro no ‘Vozes e Tons Ocupam’ e pelo mini documentário ‘Vozes e Tons DOC’. O objetivo geral do projeto, que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano, é potencializar o trabalho de artistas pretos e pardos na indústria musical através de uma série de atividades.
Dentro da ação, o ID_BR se posiciona com sua expertise, auxiliando na construção e desenvolvimento, na parte criativa e também na consultoria racial. “Muitas organizações entendem que temos um problema estrutural, mas não sabem como iniciar as mudanças. Nós apoiamos e damos o suporte necessário para que elas encontrem as melhores práticas e ações para a transformação interna. Em paralelo, mas também como parte ativa de que precisamos potencializar o movimento antirracista, o Vozes e Tons vem como forma de amplificar vozes negras potentes e talentosas”, diz Tom Mendes, Diretor Financeiro Administrativo do ID_BR.
Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre a Sony Brasil e site Mundo Negro.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo