“Vozes Negras”: TAG lança box com sete livros de autores negros

0
“Vozes Negras”: TAG lança box com sete livros de autores negros
Foto: Divulgação.

Projeto é composto de box com livros de autores diversos e plataforma digital com conteúdos que promovem experiência imersiva

A TAG – Experiências Literárias está lançando um novo produto literário focado na produção de autores negros. O Vozes Negras, um box com sete livros em edição exclusiva, revista e plataforma multimídia online que se complementam e ampliam as abordagens das obras.

Notícias Relacionadas


Produzidos em diferentes épocas, de temáticas e nacionalidades diversas, os sete títulos são: “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis; “Amada”, de Toni Morrison; “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto; “A autobiografia de minha mãe”, de Jamaica Kincaid; “No seu pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie; “Dentes brancos”, de Zadie Smith e “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório. Já o conteúdo online apresenta playlists de leitura, textos complementares e debates com grandes nomes dos cenários nacional e internacional, como Criolo, Conceição Evaristo e Grada Kilomba

No TAG Trilhas Vozes Negras, as obras são apresentadas em ordem cronológica a partir do contexto histórico dos seus enredos, e estão conectadas a macroabordagens. Para isso, um gráfico ilustrado que lembra o mapa de uma rede de metrô acompanha o material, ‘conduzindo’ o leitor através de uma sugestão de ordem de leitura das obras associada ao conteúdo online da plataforma, onde é aprofundada a interseccionalidade dos títulos.

As tramas, mesmo distantes no tempo e na geografia, são perpassadas por temáticas comuns, como as de gênero, feminismo e raça presentes em “Amada”, cuja história se passa em 1863, e “No seu pescoço”, que acontece nos anos 2000; ou por questões de masculinidade e negritude presentes em “Dentes brancos”, da britânica Zadie Smith e “O avesso da pele”, do brasileiro Jeferson Tenório.

Os títulos foram escolhidos por um comitê de curadoria composto por Fernando Baldraia, editor de diversidade da Companhia das Letras, editora a cujo catálogo pertencem as obras, e Fernanda Bastos e Luiz Mauricio Azevedo, idealizadores da editora independente Figura de Linguagem e colaboradores da TAG, e que estão envolvidos com a TAG Trilhas Vozes Negras desde suas etapas iniciais. Longe de esgotar o universo de autoria negra na literatura, e tampouco de esgotar o tema da vivência negra, a seleção das obras se propõe a ressaltar a criatividade negra na escrita, celebrando a pluralidade das diversas vozes negras que escreveram — e escrevem — ao longo dos tempos, além de deslocar os olhares do leitor para o entendimento do passado, analisar o contemporâneo e a projetar um futuro que é diverso, empático e com equidade.

“Quando a TAG me convidou para idealizar essa coleção eu pensei que seria uma grande oportunidade de desmistificar e retirar o véu de preconceito sobre o conceito de literatura negra. Porque as pessoas acham natural você ter curiosidade de conhecer a literatura francesa ou alemã, mas criam uma barreira sobre o resultado da transformação da experiência da diáspora negra, que é tão valiosa para a arte em tantas linguagens e claro a literatura incluída. Muitas autoras e autores poderiam ser mencionados nessa coleção, mas, para além do fato de que as obras escolhidas têm muita qualidade, elas possibilitam que o público se engaje com a iniciativa ininterrupta de ler mais autores negros, enriquecendo sua própria cultura literária”, afirma Fernanda Bastos.

As obras escolhidas para o projeto não são ao acaso, unidas apenas pela autoria negra, mas foram selecionadas para compor um mosaico diverso e amplo da produção literária de autores negros e trazer diferentes épocas, temáticas e nacionalidades concatenadas para formar uma verdadeira imersão na vivência negra através da literatura. “Estética e raça são dois conceitos que venho estudando e relacionando sem qualquer receio, porque são essenciais para a teoria literária que pratico. A matéria-prima da literatura é a vivência social, que é condicionada pelas materialidades que nos constroem. A pauta do racismo tem ajudado a potencializar diversas vozes negras, dando-lhes o status que merecem ou ao menos lhes tirando da total invisibilidade. A TAG, com essa coleção, dá uma amostra de como o mercado editorial pode contribuir para essa luta”, completa Luiz Mauricio Azevedo.

Além da experiência multimídia e da coleção contendo os sete livros, a TAG Trilhas Vozes Negras é acompanhado de uma revista exclusiva com detalhes sobre o contexto histórico das obras e dados sobre cada autor, além de mimos como ecobag e caneca temática. Interessados também poderão adquirir somente o acesso à plataforma online. A TAG Trilhas está em pré-venda no site da TAG, no link: http://taglivros.com/trilhas/vozesnegras, com entrega prevista para outubro.

O projeto também irá distribuir assentos sociais à plataforma virtual mediante autodeclaração em formulário, e fazer a doação de edições do box para coleções de bibliotecas e instituições públicas e comunitárias do Brasil.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display