A Chef baiana Aline Chermoula, participa, durante o mês de agosto, do Nhac GNT. Como convidada especial para assumir o posto de funcionária do mês, ela pretende exaltar pratos inspirados na cultura culinária da Diáspora Africana pelas Américas.
Aline é pesquisadora da Culinária da Diáspora Africana pelas Américas, e há mais de 17 anos leva ao público não só sabores incríveis, como trajetórias de ingredientes diversos como abóbora, banana da terra, coco, inhame, farinha de milho branco, tamarindo, macassá, mastruz, batata doce, mandioca, quiabo e azeite de dendê em receitas práticas e modernas, carregadas de especiarias.
Notícias Relacionadas
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
“O resgate e citação das origens de cada ingrediente é proposital na minha cozinha, onde procuro preservar e resgatar memórias e modos de fazer”, explicou a Chef.
“Dentro todos os elementos identitários de um povo, a comida e a língua são os que mais marcam e determinam um povo. No contexto de escravização dos povos africanos, foram estes os pontos mais atacados pelos europeus colonizadores, que proibiram a língua e as comidas, até hoje desvalorizadas. Meu trabalho visa justamente contar as histórias dos ingredientes, comidas e modos de preparo e, assim, resgatar pouco a pouco o valor de nossa cultura culinária e recontar nossa história, destacando nossa contribuição para formação da cultura culinária brasileira”, completou.
O programa vai ao ar todas às terças-feiras, a partir das 19h, no canal GNT. Após aexibição, os episódios ficarão disponíveis no YouTube
Notícias Recentes
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro