Programa vai ao ar aos domingos na TVE Bahia e no canal do Youtube do projeto.
Com o intuito de amplificar vozes e experiências de mulheres brasileiras, o projeto Mulher com a Palavra, chega à sua quinta edição em formato diferente. Por conta da pandemia e da necessidade de distanciamento social, as tradicionais reuniões presenciais foram substituídas, neste ano, por um programa de TV. As exibições serão comandadas, mais uma vez, pela apresentadora e jornalista Rita Batista, sempre aos domingos, das 18h às 19h, na TVE, com transmissões no canal do projeto no Youtube.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Para a comunicadora Rita Batista, que acompanha e participa do projeto desde a sua criação, em 2016, o Mulher com a Palavra é necessário, uma vez que a sociedade brasileira é machista, classista, racista, e lgbtfóbica “Nós somos contra tudo isso, propondo um evento onde aquelas que historicamente foram silenciadas são as protagonistas”, declara.
Com estreia no dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, o primeiro encontro desta edição vai abordar o tema Afetividades, e terá como convidadas: a arquiteta e urbanista Joice Berth, a multiempresária Ana Paula Xongani e a chef de cozinha e comunicadora baiana Lili Almeida. O programa falará sobre o direito e importância de amar e ser amada, sobre autocuidado, autoestima e o fortalecimento de mulheres – muitas vezes vulnerabilizadas pela cultura do machismo. Solidão, relacionamentos abusivos, culpa materna são alguns dos pontos que serão discutidos, considerando as interseções raciais, geográficas, etárias, de orientações sexuais, entre outras.
Cada programa debaterá uma ideia central e será marcado pela conversa livre, pela escuta e pela troca. Na próxima reunião, agendada para o dia 29 de agosto, Eliane Potiguara e Sandra Benites, lideranças e intelectuais de diferentes povos brasileiros, falarão sobre suas trajetórias e as propostas das mulheres indígenas para um mundo melhor em Originárias. Já na exibição de 26 de setembro, o tema abordado será Mulheres e Ciência, com a mestra e doutoranda em estudos feministas Carla Akotirene e a primeira mulher negra brasileira doutora em Física, Sônia Guimarães. Elas vão conversar sobre as importantes contribuições das mulheres no meio científico brasileiro e mundial, a despeito de serem minoria e muitas vezes não reconhecidas.
O último programa da edição, previsto para ser apresentado no dia 31 de outubro, trará as perspectivas das artistas negras sobre o presente e apontando para o futuro, ultrapassando barreiras espaço-tempo, em Afrofuturos. Aqui, convidadas de peso: a fundadora da Inventivos, plataforma de aprendizagem para o futuro do trabalho, Monique Evelle, a cantora Margareth Menezes e a rapper, historiadora, turbanista e escritora Preta Rara, que contarão como os desdobramentos do conceito de afrofuturismo servem para provocar conversas entre mulheres pretas brasileiras, de diferentes idades e trajetórias, diaspóricas, com identificações. Neste contexto, a estética afrofuturista representa também uma libertação de estigmas e novas ferramentas de expressão e transformação.
Serviço:
O que: Projeto Mulher com a Palavra – 5ª edição
Onde: TVE e Canal do Youtube
Quando: Nos domingos 25/7, 29/8, 26/9 e 21/10, das 18h às 19h
Quem: Rita Batista e convidadas especiais
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil