O massacre de Tulsa, que destruiu a “Wall Street Negra” completa 100 anos, nesse 31 de maio. Mais de 300 pessoas morreram em um ataque feito por grupos racistas nas ruas, que roubaram e queimaram casas e comércio e como se não bastasse, também usaram aviões para bombardear o bairro de Greenwood, de maioria negra e classe média.
Apesar de ser a maior ataque racista da história dos EUA, muitas pessoas só souberam dele por meio de seriados de TV produzidos pela HBO.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
“Watchmen” (2019) : A série da HBO protagonizada por Regina King é uma desdobramento do massacre, mas o primeiro episódio, mostra explicitamente o que aconteceu e como as crianças foram afetadas aos terem que se separar de seus pais, sendo que muitos não sobreviveram.
“Lovecraft Country”(2020) : Também feito pela HBO e com a produção impecável de Misha Green, J.J. Abrams e Jordan Peele , a série tem o episódio 9, Rewind 1921, falando sobre Tulsa sendo uma dos retratos mais realistas do Massacre já visto na TV, o que incluiu dar ao expectador a perspectiva das famílias negras e o seu desespero ao ver seus vizinhos, pais, filhos e avós lutando pela vida ao fugir dos tiros e incêndios em suas casas.
Nenhum sobrevivendo recebeu nenhum tipo de reparação. Uma delas, Viola Fletcher, hoje com 100 anos, se manifestou recentemente no Congresso Americano, exigindo justiça.
Nos EUA e nos Brasil o racismo sistêmico ainda mata.
Notícias Recentes
Rei do maior grupo étnico da Angola desembarca pela primeira vez em Salvador
Você sabia que logo depois da abolição a maioridade penal foi reduzida para 9 anos?