Com o livro infantil “Da Minha Janela”, Otávio Júnior, conhecido como Livreiro do Alemão, foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2020, o maior prêmio de literatura do Brasil. O escritor foi premiado em primeiro lugar da categoria infantil.
O escritor tem uma linda história com a literatura, quando tinha em torno de 9 anos, Otávio encontrou um livro no lixão da favela que despertou nele o desejo de ser escritor. E quase 30 anos depois ele vence em primeiro lugar o prêmio mais importante da literatura brasileira
Notícias Relacionadas
Beyoncé e sua influência cultural e política se tornam tema de novo curso na Universidade de Yale em 2025
Estudantes brancos do 9º ano têm desempenho superior em Português e Matemática em relação aos negros
“Este objeto mágico transformou a minha vida de uma forma arrebatadora”, contou sobre o livro “Don Gatón” que encontrou no lixão
Desde então Otávio colocou teve a literatura presente em todas as fases de sua vida, quando era garoto, quando jovem até a fase adulta, e além de escrever, Otávio decidiu despertar em outras pessoas periféricas o desejo pela literatura, criou no Complexo da Penha e do Alemão o projeto Ler é 10 – Leia Favela. “A ideia era promover a leitura. Eu compartilhava livros com quem vivia ali”, lembra Otávio.
O escrito já publicou 5 livros, sendo eles “O Garoto da Camisa Vermelha”, “O Chefão Lá do Morro”, “O Grande Circo Favela”, “Morro dos Ventos” e “Da Minha Janela”, sendo o último, o livro responsável pelo Prêmio Jabuti de Otávio.
Notícias Recentes
Elisama Santos estreia na literatura infantil e ensina lições de coragem e amizade para os pequenos
Após exibições nos EUA, Antonio Pitanga apresenta o filme 'Malês' no Recôncavo Afro Festival