Mercado de trabalho e oportunidades

3.905
Mercado de trabalho e oportunidades
A inserção de negros em grandes empresas ainda é lenta

Pior que a lenta inclusão de negros nas grandes empresas é o fato dos empresários ainda negarem que isso é um problema. Pesquisa do IBGE feita em 2010 com 15 mil pessoas mostra que a cor da pele interfere na vida profissional de 71% dos entrevistados. O aumento da inserção dos negros nas grandes empresas aumentou discretamente, mas considerando que os negros compõem pelo menos metade da população brasileira, é fácil constatar que a igualdade de oportunidades profissionais parece ser ainda um sonho distante.

“O resultado dessa pesquisa do IBGE é importante porque os próprios entrevistados informam que percebem o preconceito no trabalho. Essa percepção confirma o que para muitos brasileiros era uma afirmação “radical” e “sem base”: o Brasil ainda é um país preconceituoso e está longe de promover uma verdadeira integração racial”, constata Paulo Itacarambi, vice-presidente executivo do Instituo de Empresas e Responsabilidade Social Ethos.

Notícias Relacionadas


Negros executivos ainda são raridade

A pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil, realizada pelo Ethos e pelo Ibope, mostra que houve avanços muito lentos na inclusão racial nas empresas, entre 2003 e 2010. No nível executivo, os negros ocupavam 1,8% dos cargos nas 500 maiores em 2003 e, em 2010, 5,3%. No nível gerencial, os índices evoluíram de 8,8% para 13,2%. Nos quadros de supervisão, a participação subiu de 13,5% em 2003 para 25,6% em 2010. No quadro funcional, a evolução foi de 23,4% para 31,1%. Os negros são 46,5% da população economicamente ativa do Brasil.

Inclusão na prática

Felizmente a despeito do panorama ainda não muito otimista sobre o negro no mercado de trabalho, algumas entidades e empresas têm reconhecido a questão racial como fator importante no quesito responsabilidade social. A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) iniciou há quatro anos o Programa de Valorização da Diversidade, com foco não só na inclusão de negros, como também na de mulheres e de pessoas com deficiência. O programa fez em 2007 um levantamento das práticas já adotadas pelos bancos e a cultura de cada um sobre os temas raça, gênero e deficiência. O estudo mostrou que os negros representavam 19% dos 462 mil funcionários do setor.

De posse dessas informações, a diretoria da FEBRABAN constituiu uma Comissão de Diversidade, que passou a sugerir ações e diretrizes para os bancos atuarem internamente, enfrentando os obstáculos de acordo com a cultura de cada um. A instituição também criou uma hotsite  para o cadastramento de currículos.

Qualificar o profissional negro para aumentar a sua empregabilidade e competitividade no mercado de trabalho é um dos alicerces da Empregueafro, projeto de recrutamento e seleção para afrodescendentes da empresa WG (Work&Growth).  “No momento estamos consolidando o nosso banco de currículos e em breve iniciaremos o processo seletivo”, explica Luiz de Jesus um dos idealizadores do projeto.

A Proton Consultoria, empresa especializada em recursos humanos lançou em novembro o programa “ProtoNegro – Talento e Igualdade no mercado de trabalho”.

“Quanto maior o nível hierárquico, menos negros. O ProtoNegro chega para minimizar essas diferenças, discutir e ampliar o crescimento profissional de forma sustentável, além de auxiliar as empresas no recrutamento e seleção de profissionais adequados”, argumenta César Salles Gomes, Diretor de Operações e também responsável pelo projeto.

No página da empresa na internet é possível informar a etnia durante o processo de cadastramento do currículo, o que facilita a identificação do profissional que será selecionado para uma empresa que tenha aderido a algum programa de inclusão ou diversidade.

Na seção Carreira do Site Mundo Negro você brevemente terá acesso a oportunidades de emprego e aperfeiçoamento profissional.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display

Comments are closed.