Torcer para Thelma e Babu ao mesmo tempo é algo possível sim. Os dois jogadores do BBB20 representam a comunidade negra da forma que somos, com nossas complexidades, virtudes , lutas e diferenças.
No entanto, qualquer postagem nas redes sociais a favor de Thelma é atacada por fãs de Babu e vice-versa. Thelma para alguns, não seria consciente suficiente sobre sua negritude , Babu teria aliados problemáticos na primeira fase do jogo.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
Fato é , que esquecemos que não é Faflu. Estamos falando de duas pessoas excepcionais em suas áreas de atuação e que não são os únicos jogadores, mas são os únicos negros.
O coletivo Potências Negras , formado por artistas, intelectuais, jornalistas, influenciadores e outros membros de destaque na comunidade negra, observando esse clima tenso entre a comunidade negra, usou suas redes sociais para uma reflexão importante sobre união e representatividade.
No texto é escrito como se fosse uma carta dedicada aos dois, Thelma e Babu:
“O racismo que tanto denunciamos impõe que a nossa subjetividade não seja respeitada. Pensamos diferente, e isso faz parte do jogo. Por outro lado, a narrativa racista nos descreve como iguais “vocês, pretos, são parecidos”, mas não. Pensamos e agimos diferente. Cada um com o seu entendimento de letramento racial, com sua história e isso nos torna humanos. Queríamos que soubessem que estamos aqui, porque irmandade é isso: respeitar escolhas e processos de entendimento do mundo.”
O manifesto na integra segue abaixo, mas agora o mais importante é garantir a permanência de Babu dentro da casa. Vote aqui.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil