Entre os dias 7 e 9 de junho, a Cinemateca Brasileira, realizará a mostra “80 Anos de Zezé Motta“. O evento homenageia a extraordinária carreira da atriz e cantora, destacando sua grande contribuição ao audiovisual brasileiro e anos de luta por maior representatividade de artistas negros e negras nas artes.
A mostra traz uma seleção cuidadosa de sua filmografia, incluindo o clássico “Xica da Silva” (1976), que a tornou uma estrela nacional e internacional, e produções mais recentes como “Deixa” (2023), lançado no Festival de Gramado. Além da exibição do documentário “Zezé Motta, la femme enchantée” (1987), que oferece uma análise profunda de sua trajetória.
Notícias Relacionadas
Filme sobre a vida de Erika Hilton traz Pepita no papel de uma pessoal crucial na trajetória da parlamentar
Cynthia Erivo, Colman Domingo, Zoe Saldaña e a brasileira Fernanda Torres estão entre os indicados às principais categorias do Oscar
Um dos momentos mais aguardados da mostra é o debate que acontecerá no dia 9 de junho, às 16h, com a presença de Zezé Motta. Ela será acompanhada por Clari Ribeiro e Éri Sarmet, que dirigiu e roteirizou “Se eu tô aqui é por mistério” (2024), outra obra exibida na mostra. O debate contará também com Mariana Queen Nwabasili, uma pesquisadora dedicada às representações de gênero e raça no cinema brasileiro. O encontro será acessível em Libras e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Cinemateca.
Localizada na capital paulista, toda a programação da mostra é gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, para garantir que todos tenham a oportunidade de participar deste tributo à vida e obra de Zezé Motta.
Veja a programação completa aqui!
Notícias Recentes
Andrew McFarlane, ator de 'Eu, a Patroa e as Crianças', participará de evento gratuito de humor no RJ
78% das pessoas trans assassinadas no Brasil em 2024 eram negras, aponta dossiê ANTRA