Entre os dias 7 e 9 de junho, a Cinemateca Brasileira, realizará a mostra “80 Anos de Zezé Motta“. O evento homenageia a extraordinária carreira da atriz e cantora, destacando sua grande contribuição ao audiovisual brasileiro e anos de luta por maior representatividade de artistas negros e negras nas artes.
A mostra traz uma seleção cuidadosa de sua filmografia, incluindo o clássico “Xica da Silva” (1976), que a tornou uma estrela nacional e internacional, e produções mais recentes como “Deixa” (2023), lançado no Festival de Gramado. Além da exibição do documentário “Zezé Motta, la femme enchantée” (1987), que oferece uma análise profunda de sua trajetória.
Notícias Relacionadas
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas
Um dos momentos mais aguardados da mostra é o debate que acontecerá no dia 9 de junho, às 16h, com a presença de Zezé Motta. Ela será acompanhada por Clari Ribeiro e Éri Sarmet, que dirigiu e roteirizou “Se eu tô aqui é por mistério” (2024), outra obra exibida na mostra. O debate contará também com Mariana Queen Nwabasili, uma pesquisadora dedicada às representações de gênero e raça no cinema brasileiro. O encontro será acessível em Libras e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Cinemateca.
Localizada na capital paulista, toda a programação da mostra é gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, para garantir que todos tenham a oportunidade de participar deste tributo à vida e obra de Zezé Motta.
Veja a programação completa aqui!
Notícias Recentes
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas