8 séries que exploram a adolescência com protagonismo negro

0
8 séries que exploram a adolescência com protagonismo negro
Foto: HBO

Para além de abordagem sobre a misoginia, a recém lançada minissérie “Adolescência”, da Netflix, trouxe um olhar sensível e diverso sobre essa etapa da vida, incluindo a perspectiva das vivências de jovens negros. Inspirado por essa produção que tem levado os telespectadores a refletir sobre diferentes temas que giram em torno dos adolescentes, o Mundo Negro selecionou algumas séries que colocam adolescentes negros no centro da narrativa, abordando questões como identidade, pertencimento, família, saúde mental, desigualdade, entre outros temas.

Veja a lista completa abaixo: 

Notícias Relacionadas


Bel-Air 

O reboot de ‘Um Maluco no Pedaço’ é uma versão dramática com pouco tom de humor. O personagem principal ainda é Will (Jabari Banks), que vê sua vida mudar completamente, após se envolver numa briga com um criminoso de seu bairro. O adolescente é obrigado a abandonar sua vida na Filadélfia para fugir dos problemas e passa a viver com os tios e primos em uma mansão em Bel Air. A série tem três temporadas, todas disponíveis no Disney+.

Da Ponte pra Lá 

Malu (Gabz), uma jovem preta e periférica, se infiltra na escola mais exclusiva da alta sociedade paulistana em busca de uma resposta: Quem matou o seu melhor amigo Ícaro (Victor Liam), um jovem trans e negro? Ela não acredita em caso de suicídio, como insistem as autoridades. Agora, os novos colegas de Malu, que é rapper e filha do maior traficante da cidade, membros das famílias mais poderosas do Brasil, se tornarão cúmplices, amigos, amantes e suspeitos. A produção tem uma temporada, disponível na Max.

Euphoria 

Estrelado por Zendaya, a série se destaca por sua abordagem realista sobre as dificuldades da adolescência. A trama gira em torno de Rue Bennett, uma jovem que luta contra o vício em drogas enquanto tenta encontrar seu lugar no mundo. Ao longo dos episódios, a série explora temas como saúde mental, identidade sexual, relacionamentos abusivos e a pressão das redes sociais. As duas temporadas estão disponíveis na Max.

Olhos que Condenam 

Dirigida por Ava DuVernay, a minissérie baseada em uma história real, retrata o caso dos Cinco do Central Park, um grupo de adolescentes negros e latinos que foram injustamente acusados e condenados pelo estupro de uma mulher branca em Nova York, no final da década de 80. Com uma abordagem intensa e emocional, denuncia o racismo estrutural e o impacto da injustiça na vida de jovens negras e latinas nos EUA. Disponível na Netflix.

Sangue e Água 

A trama da produção sul-africana segue Puleng Khumalo (Ama Qamata), uma adolescente de 16 anos que suspeita que sua irmã mais velha, sequestrada ao nascer, pode estar viva e estudando em um colégio de elite na Cidade do Cabo. Determinada a descobrir a verdade, ela se infiltra em uma escola e se aproxima de uma uma nadadora popular que pode ser sua irmã. Conforme investiga, Puleng se vê envolvida em segredos familiares, crimes e intrigas no mundo dos ricos e poderosos da África do Sul. A série tem quatro temporadas disponíveis, todas disponíveis na Netflix. 

This is Us 

A série acompanha a família Pearson ao longo de diferentes décadas. Um dos personagens centrais é o Randall (Sterling K. Brown), sendo o filho negro adotado por Jack e Rebecca. O drama explora a vivência dele e dos irmãos na adolescência, em paralelo com o vínculo dele e da esposa Rebecca com suas filhas, Tess, Annie, e Deja, que também passam por desafios enquanto jovens. A família se vê em conflitos que giram em torno de buscas por pertencimento, identidade, racismo, sexualidade, adoção, luto, saúde mental, entre outros temas. As seis temporadas estão disponíveis na Disney+ e no Prime Video. 

Toda Família Tem 

A série brasileira protagonizada por Pedro Ottoni, acompanha o Pê, um jovem que vê sua vida mudar quando retorna com a família para a casa da avó Geni no Rio de Janeiro, deixando para trás seu estilo de vida confortável. Enquanto se adapta às confusões da Família Silva, ele enfrenta seus próprios dilemas e inquietações em busca de autoconhecimento. A comédia explora temas como relacionamentos, redes sociais, educação, entre outros. Com uma temporada, a produção está disponível no Prime Video. 

Todo Mundo Odeia o Chris 

A comédia baseada na adolescência do comediante Chris Rock, acompanha Chris (Tyler James Williams), um garoto negro crescendo no Brooklyn dos anos 1980, lidando com os desafios da época em uma escola de crianças brancas, a família, o trabalho, amizade e relacionamentos. Com humor ácido, a narração sarcástica do Chris Rock aborda críticas sociais sobre racismo e desigualdade. As quatro temporadas estão disponíveis na Globoplay, Paramount+ e Prime Video. 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display