Pensando em como celebrar o Dia das Mães, no próximo domingo, dia 12 de maio? O Mundo Negro e o Guia Black Chefs preparou uma lista com dicas de restaurantes comandados por chefs negros e negras para curtir um almoço ou um jantar bem especial.
Os estabelecimentos recomendados de diferentes regiões do Brasil são especializados em culinária afro, vegetariana, entre outros. Confira abaixo:
Notícias Relacionadas
Zonas de sacrifício racial: quando o racismo ambiental torna-se uma condenação
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Congolinária
Com uma culinária típica da República Democratica do Congo, o restaurante do chef congolês Pitchou Luhata Luambo, prioriza ingredientes naturais ao invés de industrializados, ficou famoso por ter uma das melhores comidas africanas e veganas de São Paulo, além proporcionar vitaminas e vários nutrientes ao corpo. Entre os pratos mais pedidos estão o Acarajé, Nhoque de Banana da Terra e Feijoada do Chef.
Local: Av. Prof. Alfonso Bovero, 382 – Sumaré, São Paulo – SP | Instagram: @congolinaria
Dona Mariquita
Com famosos pratos como a Poqueca, Ipeté, Moqueca e o Acarajé, Dona Mariquita resgata a ancestralidade das religiões de matriz africana e mistura influências africanas, indígenas e sertanejas no cardápio. É considerado um dos cinco melhores restaurantes da Bahia.
Local: Rua do Meio, 178, Rio Vermelho, Salvador – BA | Instagram: @donamariquita
Maria e o Boi
Considerado um dos melhores restaurantes brasileiros, Maria e o Boi conta com um menu assinado pela chef Vanessa Rocha, cujos pratos com receitas brasileiras levam sua ancestralidade e habilidade herdada dos avôs: um cozinheiro de mão cheia de comida de terreiro e o outro pescador. Entre as suas especialidades estão: Milanesa do Cerrado, Peito de boi Quase Oswaldo Aranha e Pirarucu de Santarém.
Local: Rua Maria Quitéria, 111, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ | Instagram: @mariaeoboi
Akuaba
O afro-baiano e franco-brasileiro é a marca do restaurante Akuaba. Polvo Laqueado, Sirimanguaba e o Filé Mignon bordoles, estão entre os pratos mais queridos pelos clientes.
Local: R. Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6 – Jatiúca, Maceió – AL | Instagram: @akuababr
Altar Cozinha Ancestral
A unidade de Pernambuco é a única a ter o selo El espírito da América Latina pela 50 Best of Restaurante, pelos impactos positivos dentro da comunidade negra. O restaurante da chef Carmem Virginia já recebeu diversos famosos, entre eles Taís Araujo e Lázaro Ramos, que elegeram a caipirinha do estabelecimento como a melhor da vida. Ceviche de Banana da Terra, Bobó de Camarão e Caranguejada são alguns dos pratos mais famosos do menu.
Local: Rua Frei Cassimiro, 449 – Santo Amaro, Recife – PE | Instagram: @altarcozinhaancestral
Restaurante Manden Baoba
Comandado pela fundadora Laila Santos e a chef Silly, o estabelecimento é especializado em gastronomia africana, veganos e não veganos. Entre as especialidades está o Calulu de carne seca, Tigadiguena e um strogonoff Africano de amendoim, fufu de arroz, batata da terra chips e champignon.
Endereço: Rua Capitão Cavalcanti, 33 – Vila Mariana, São Paulo – SP | Instagram: @restaurantemandenbaoba
Sal Marinho Restaurant Bar Vilas
Comandado pelo sócio e chef Allan Santos, o restaurante promete um almoço especial para o Dia das Mães, sendo necessário o cliente fazer reserva, além de divulgar promoções na modalidade delivery e drive-thru. O menu conta com pratos deliciosos como a Lasanha de Camarão, Fettucine e Moquecas.
Local: Edíficio Empresarial Onix, 1670, Lauro de Freitas – BA | Instagram: @salmarinhorestaurant
Dida Bar e Restaurante
Um dos restaurantes afros mais conhecidos do Rio de Janeiro, o Dida possui ambiente rústico e aconchegante. Sob o comando da chef Dida Nascimento, o estabelecimento faz alusão aos mercados africanos, como os existentes em Guiné, Camarões e Benin. Mama África, Bolinho de Feijoada, Kruger e Frango com Creme de Milho, estão entre os queridinhos dos clientes e estão fazendo reserva para o Dia das Mães.
Local: Rua Barão de Iguatemi, 379 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ | Instagram: @didabar.erestaurante
Notícias Recentes
Zonas de sacrifício racial: quando o racismo ambiental torna-se uma condenação
"A população negra paga o preço dessa injustiça ambiental", diz especialista no primeiro dia do G20 Social