O acontece no Rio de Janeiro, de 21 a 30 de março de 2014, no Cinema Odeon e no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro Afro Carioca de Cinema e pela primeira vez, com seminários no Teatro da livraria Cultura, na Cinelândia. E ampliando o seu público para a Baixada Fluminense, no município de São João de Meriti. No Cinema Odeon, entrada a preço popular de R$ 4,00 e no Centro Cultural Justiça Federal e na Baixada Fluminense, senha uma hora antes da programação.
Notícias Relacionadas
Eventos culturais celebram o feriado da Consciência Negra nas capitais brasileiras
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
Os Encontros de Cinema, que a partir desta edição leva o nome de Zózimo Bulbul, tem em 2014 a curadoria do cineasta Joel Zito Araújo e conta com a participação de Mansour Sora Wade, do Senegal, Rigoberto Lopez de Cuba. E a Direção de Arte é de Biza Vianna. A curadoria está sendo feita visando a continuação da influência marcante do olhar de Zózimo Bulbul que ao criar este projeto acreditava no poder transformador do cinema que para ele era capaz de mudar a concepção de um país. Zózimo realizou um grande trabalho de aproximação com o cinema de países africanos e incentivou o cinema realizado por cineastas afrobrasileiros, africanos e da Diáspora, fortalecendo uma ponte de parceria com o continente africano.
Nesta 7ª edição, iremos homenagear: no Brasil, Zózimo Bulbul; na África, o diretor do Mali Cheik Omar Sissoko.
Para Joel Zito Araújo, três eixos orientam a realização do Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe / Zózimo Bulbul.
1) valorizar e o incentivar o protagonismo juvenil na área de cinema apresentando uma nova geração de realizadores/as negros/as que emergem em vários pontos do Brasil.
2) dar visibilidade para um cinema criativo que se beneficia do desenvolvimento tecnológico audiovisual e produz ficções e docs em múltiplas plataformas, a baixo custo, pelas mãos da juventude brasileira, africana e da diáspora negra de várias partes do mundo.
3) assegurar a exibição de um cinema da diversidade cultural e racial, destacando o cinema negro como um dos aspectos fundamentais deste cenário.
Para Biza Vianna, os Encontros de Cinema pretendem atuar na Preservação e Memória da obra de Zózimo Bulbul, que se tornou referência para a cultura negra através do cinema.
Programação:
Neste ano 2014, temos vários filmes realizados por cineastas de ponta e premiados no FESPACO 2013 – Festival Panafricano de Cinema Ouagadougou: “One Men Show”, Newton Aduaka (Nigéria); “Moi – Zaphira”, Apoline Traore (Burkina Faso); “Toiles d’araignées”, Ibrahim Touré (Mali).
Outra novidade é a inclusão de vários filmes dirigidos por mulheres: “Noire ici Blanche Las Bàs”, Claude Haffner (República do Congo); “Calipso Rose”, Pascalle Óbolo (Camarões); “Um filme de Dança”, Carmem Luz (Brasil); “Dialemi”, Nadine Otsobogo (Gabão).
Também faremos um mapeamento de diversos pontos do Brasil, trazendo jovens cineastas com seus filmes de: Maceió, Sergipe, Minas Gerais e São Paulo. Os filmes são: “Outros Carnavais”, Luiz Paulo Lima (São Paulo); “O que lembro tenho”, Rafael Barbosa (Maceió); “Qui_lombo é esse?”, Everlane de Moraes (Sergipe).
Os diretores destes filmes serão convidados especiais e estarão presentes durante o 7º Encontro. E estarão disponíveis para eventuais coletivas com os jornalistas.
Notícias Recentes
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil
Léo Santana domina o Afropunk com show histórico e energia avassaladora